Hey minhas amadinhas!
Hoje é dia de Papo de Mulher Ajuda correndo atrás do prejuízo e respondendo todas as dúvidas atrasadas possíveis. Meninas, eu sei que muitas estão esperando ansiosamente o e-mail de resposta, mas fiquem atentas porque logo estaremos transformando sua dúvida em post - com toda a garantia de privacidade de identidade, é claro.
Gatas, hoje vamos tentar ajudar nossa amiga X., que está com uma dúvida super normal quando se é jovem. Vamos ao e-mail:
Olá, Boa noite.
Me chamo X., tenho 18 anos e estou com um problema, queria a opinião de vocês.
Bom, a mais ou menos 1 ano eu tenho tido um corrimento muito insistente que tem me deixado desconfortável. Eu já tive antes quando era mais nova, porém tinha parado e agora volto. Não é corrimento amarelado, sei que esses são piores, já li por alto algumas coisas a respeito. Antigamente era um liquido transparente, e agora passou a ser branco e a ter cheiro, não é um cheiro RUIM, mas é forte o que me deixa muito desconfortável perto dos outros. Fora a calcinha que fica o tempo todo molhada, o que me deixa muito mais desconfortável. Já me falaram para ir ao ginecologista, mas na verdade eu morro de medo de ir, não só medo por acabar descobrindo que isso pode ser algo ruim, como também medo e vergonha de me expor, por ser virgem e tal. Sei que eles são profissionais e tudo mais, mas mesmo assim. Queria também saber se tem algum método/remédio/forma/dica que eu possa fazer em casa mesmo e que possa resolver meu problema. Desde já agradeço e espero a resposta.
Beijos.
Querida X., para começar, não chame nenhum tipo de líquido vaginal de corrimento sem ter certeza de que é isso mesmo. Vamos analisar esse caso por partes:
1- O que é corrimento?
Corrimento é quando sai um líquido da sua vagina que possui mal cheiro (mas MAL CHEIRO MESMO, tipo peixe podre), e cor turva (amarelada, esverdeada ou amarronzada). Isso indica que existe alguma infecção na sua vagina, que precisa ser tratada urgentemente. Quando o corrimento é prejudicial mesmo, ele acompanha muitas vezes ardência, coceira, vermelhidão e até verrugas.
O único corrimento que também é prejudicial, mas não fede nem possui cor amarelada, esverdeada ou amarronzada é o da CANDIDÍASE. Porém, você não fica com um 'corrimento' propriamente dito. Quando se está com candidíase, sua vagina expele gosminhas brancas sem cheiro, parecidas com ricota, e se você olhar com um espelhinho sua vagina, vai ver que ela está cheia de plaquinhas brancas. Isso são fungos, causados pelo fungo cândida, que faz parte da sua flora vaginal, mas por causa de um descontrole do seu organismo ele se prolifera e causa MUITA COCEIRA. A coceira da candidíase é insuportável. Mas o tratamento é simples, rápido e eficaz (uma pomadinha e BAN!, adeus coceira).
Pela sua descrição, leitora X, percebo que você não sente coceira, e que seu 'corrimento' não fede peixe podre... então só posso chegar a conclusão de que você não está doente. Então o que é esse líquido que molha insistentemente sua calcinha?
2- Fluxo Vaginal e Suor Vaginal
Eu já fiz vários posts aqui no blog sobre o fluxo vaginal. Um dos mais lidos, e que explica tudo sobre sua prexequinha é esse
aqui.
Vou tentar explicar resumidamente. A vagina, como a boca, é uma mucosa, e precisa se manter úmida para não rachar e se proteger. Por isso, a vagina produz uma 'saliva' própria que a mantém saudável. TODAS as mulheres possuem essa 'saliva' na xerequinha, chamada de FLUXO VAGINAL. É claro que a intensidade e a cor variam de mulher pra mulher. O fluxo de algumas é menos intenso, de outras é transparente, de outras é abundante, e de outras é até esbranquiçado. MAS ESSE FLUXO É SAUDÁVEL E PERFEITAMENTE NORMAL!!! Ele não fede, claro... mas algumas mulheres, por causa da flora vaginal, podem ter algum cheirinho característico que é suave.
Pelo que você me contou, acredito que o que molha sua calcinha é o fluxo vaginal, um líquido que a sua vagina produz pra se proteger de infecções e se manter hidratada.O fato de você ter tido isso antigamente, depois parado, e depois voltado de novo deve ser por causa da puberdade, onde os hormônios alteram nosso corpo e demoram pra se equilibrar. Com 18 anos, seus hormônios fazem sua vagina produzir esse líquido nessa quantidade que molha sua calcinha, mas você não deveria se preocupar, porque isso é uma ferramenta do seu organismo que te protege.

Agora vamos conversar sobre o cheirinho forte que te deixa com vergonha e te incomoda. Querida X, assim como nossa axila (suvaco) tem glândulas sudoríparas, a vagina também tem. Sim, a vagina SOA. Pode ser que por causa do calor, e do uso de calças e calcinhas de material sintético, sua vagina esteja produzindo um pouco de suor, o que ajuda a molhar ainda mais sua calcinha, e o que provavelmente causa esse cheirinho que você não gosta. Mas isso também é normal, então pode sossegar.
Não é porque algo que nos incomoda é normal, que temos que conviver com isso, não é verdade? Então vamos conversar sobre como amenizar essas sensações que você não curte.
3- Como melhorar meu desconforto?
A primeira coisa que quero dizer para você e para todas as meninas que seguem esse blog: NUNCA USEM PROTETOR DIÁRIO.
Os protetores diários não são saudáveis, e são reprovados por todos os ginecologistas. Esse negócio de que você precisa usar protetor diário (aqueles absorventezinhos finos que vem uma caixa pra você usar todo dia) é pura balela. É só pra vender e fazer mulher de idiota. Eles abafam a região genital, e pode ocasionar infecções. Então EVITE! EXCLUA-OS DA SUA VIDA!
Se o seu fluxo vaginal é muito intenso, uma coisa que ajuda a equilibrar é a pílula anticoncepcional. As pílulas anticoncepcionais atuais são maravilhosas, porque além de evitar a gravidez, ajudam a melhorar a oleosidade da pele, do cabelo, inchaço abdominal, acaba com a tpm e com as cólicas, e equilibra seu corpo. Ela também ajuda a diminuir essa intensidade do fluxo, se ele estiver desequilibrado. Mas é claro que a pílula é um medicamento, e não deve ser tomada de qualquer jeito. Existem várias, e uma é diferente da outra. Para fazer uso do anticoncepcional adequado, é necessário um ginecologista que vai levar em conta as propriedades do seu corpo e do seu histórico de saúde pra indicar uma pílula que sirva bem para você e que não traga efeitos colaterais.

Esse seu receio de ir ao ginecologista é compreensível. Mas saiba que mesmo sendo virgem, você deveria consultar um ginecologista sim. Isso porque as meninas devem ter acompanhamento de um profissional desde a primeira menstruação. O ginecologista vai garantir que você tenha um desenvolvimento sexual adequado, vai te orientar sobre essas caraminholas que as adolescentes põem na cabeça, e pode alertar você caso tenha algum problema de ovários policísticos, que é muito comum em jovenzinhas como você, além de garantir que você tenha um ciclo menstrual regular e saudável.
Eu entendo que você não queira se consultar, mas te aconselho a pensar seriamente sobre isso. Mas como você me pediu uma ajuda imediata, caseira, pra aliviar esse desconforto, vou te ajudar como posso.
Às vezes ficamos com cheirinho nas partes íntimas porque nossa vagina ficou muito tempo abafada. Para melhor o cheirinho da sua vagina, você pode fazer uso de sabonetes especiais vaginais, como dermacyd, umas 3 vezes por semana (não aconselho todo dia, porque esse sabonete também pode trazer alergia). Uma coisa super saudável a se fazer é DORMIR SEM CALCINHA. Deixe sua vagina respirar durante a noite, o que vai fazer com que o cheiro dela melhore durante o dia. Esse hábito de dormir sem calcinha é super saudável e indicado por ginecologistas.
Use mais saias, que permitem uma ventilação na xerequinha. Evite calças apertadas, jeans, calças de couro, etc. E também evite calcinhas de material sintético. Opte pelas calcinhas de algodão, que absorvem melhor, e permitem que a sua vagina respire também.Se você deixar sua região íntima mais arejada, ela vai para de suar tanto.
Ah, apare os pelinhos, pois o acumulo de muito pelo pode trazer um pouco de abafamento também. Mas não precisa depilar tudo... é só deixar bem aparadinho que é super saudável.
Tome muita água, e faça bastante xixi evitando segurar. Isso limpa o organismo e elimina as bactérias da sua uretra.
Coloque na sua vida esses hábitos saudáveis, e você vai ver que seu desconforto vai melhorar muuuuito!
E pense bem sobre o ginecologista... ok?
E você, tem alguma dúvida?
Escreve pra gente: papodemulher@contato.com.br
JAKISSES!!!