sexta-feira, 11 de novembro de 2022

PARAR DE TOMAR A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL - COMO O CORPO REAGE A FALTA DE HORMÔNIO SINTÉTICO?

 Hey ho, pitchuletes amadinhas!


Faz um tempinho desde que fiz minha última postagem. Passei algum tempo me dedicando a outros projetos de vida, o que me levou a me distanciar do blog. Sem contar que, atualmente, existem muitos outros mecanismos considerados mais interessantes que um blog para se buscar informação, mas mesmo assim eu não consigo desapegar do Papo de Mulher, que já tem aí 13 anos de existência. Continuarei alimentando o blog com minhas vivências e experiências sobre o mundo feminino. Tanta experiência nova que vivi, aqui no auge dos meus 32 anos, e tenho certeza de que posso ajudar alguém em algum lugar com a minha história.

Vamos ao assunto de hoje: parar de tomar a pílula anticoncepcional.

Pílula anticoncepcional masculina atinge 99% de eficácia em camundongos |  Exame

Eu fui uma usuária assídua da pílula anticoncepcional por 6 anos. Passei pela Yumi, Yasmin, Mercilon e Mercilon Conti. As duas primeiras foram boas para sumir com espinhas e oleosidade da pele, mas acabaram com a lubrificação natural da minha vag1na, o que me causou muitas infecções urinárias. A Mercilon e Mercilon Conti foram menos agressivas com minha lubrificação, mas com os anos de uso, minha testosterona zerou, perdi totalmente minha libido, comecei a te dificuldade de absorver vitaminas, engordei muito, passei a ter candidíase de repetição, apareceram vasinhos nas minhas pernas, e tive até mesmo depressão (sim, o uso de hormônios sintéticos pode levar a depressão). 

Tendo uma qualidade de vida péssima, resolvi no final de 2017 parar de tomar pílula, e hoje fazem 5 anos que tomei essa decisão. Como meu corpo reagiu nesse tempo? Vem cá, que vou contar pra vocês:

Como comentei em outra postagem minha sobre isso, logo que larguei a pílula, a candidíase sumiu, e o cheio de cecê que eu tinha na virilha sumiu. Com pouco mais de um mês de abstinência, minha libido foi aumentando, e voltei a ter uma lubrificação incrível, de ficar louca toda babada, e nossa, o s3xo é muito melhor assim. Meu desempenho nos exercícios físicos melhoraram, e a depressão também, com a volta da testosterona no organismo. 

Tive reações ruins também. Meu cabelo passou a cair muito, tufos e tufos no banho, devido a falta de estrogênio sintético. As espinhas voltaram ensandecidas, tinha algumas enormes no queixo, super inflamadas. Nos primeiros meses, a menstruação ficou desregulada, chegando a 62 dias sem menstruar. Muita cólica. Confesso que quase voltei correndo para a pílula, mas aí lembrei do conforto vag1nal, minha ppka úmida e hidratada, sem coceiras, sem cheiro ruim, e decidi aguentar firme.

Durante o ano de 2018, a crise de espinhas e queda de cabelo permaneceu uns 6 meses. Piorou um pouco quando em uma relação, eu achei que a camisinha tivesse estourado, e tomei pílula do dia seguinte. Foi uma bomba, que piorou o quadro de espinhas, inchaço, e desregulou mais ainda os ciclos menstruais. Quem decide largar a pílula tem que ser muito forte, mas vale a pena. Devido aos problemas parecidos com os que eu tinha antes de tomar a pílula, porque eu tinha um diagnóstico de ovários policísticos, entendi que a pílula não trata os ovários. Ela mascara apenas, pois deixa os ovários inativos ali. Quando eles voltam a atividade, os problemas dos cistos retornam. Mas existe uma coisa que CURA MESMO os ovários policísticos, e acaba com as crises de abstinência da pílula.

Em 2019 eu iniciei uma dieta que se chama Low Carb. Fiquei 1 ano nessa dieta, regradinha, comendo porcariada 1 vez por semana. Atualmente, eu não recomendaria a Low Carb por ser muito restritiva, e pela falta de carboidratos prejudicar os músculos. Mas o que me ajudou na Low Carb? Diminui o consumo de açúcar, passei a comer MUITOS legumes e verduras, e frutas, coisas que eu não comia antes por meu prato estar repleto apenas de arroz, feijão e uma carne frita. Foi 1 ano consumindo muita vitamina de produtos naturais, receitas saudáveis. Acredito que um arroz e um feijão no meio dessas saladas e cozidos deixaria minha dieta mais rica. E passei a praticar corrida. 

A diminuição do açúcar, o aumento de consumo de vitaminas e minerais, muita água e a corrida literalmente DESINFLAMARAM meu útero. As espinhas sumiram completamente. Os ciclos menstruais se tornaram lindamente regulados, com variação de 2 ou 3 dias no máximo (tinha ciclos de 28 dias, que as vezes batia 29 ou 30 dias, ou vinha mais cedo com 26 e 27 dias), que é considerado normal e saudável. Meu cabelo voltou ao normal, e mais bonito. Só os vasinhos que não desapareceram (não apareceu mais, mas os que foram causados pela pílula só sairão se eu fizer procedimento estético).

Em 2020 veio a pandemia do COVID-19, e eu parei completamente com a dieta e também parei de correr. Passei por momentos ruins na minha vida pessoal, engordei novamente, mas mesmo voltando a comer mal, as espinhas não voltaram e os ciclos continuaram regulados. Durante o ano de 2021 tudo se manteve, então percebi que a DIETA REALMENTE CURA OS OVÁRIOS POLICÍSTICOS. Dessa forma, se você sofre com SOP, pílula não vai te salvar, e sim uma boa alimentação e exercícios físicos.

Eu mantive minha vida sexual ativa, e me protegia somente com camisinha. Porém, ao encontrar um novo relacionamento fixo, os encontros constantes me deixaram com preguiça de ficar só no método da camisinha. Cheguei a ter um acidente, onde houve ejaculação dentro, mas não queria tomar pílula do dia seguinte de novo. Então resolvi esperar pra ver se ia acontecer algo, e decidi por o DIU.

Infelizmente, o processo para por o DIU (Dispositivo Intra Uterino) é muito demorado. Tem que fazer exames, comprar o dispositivo, e combinar o dia de colocar com seu ciclo menstrual. Sem contar que é muito difícil achar um profissional que coloque em consultório... pelo menos aqui na minha cidade foi. Enfim, enquanto corria atrás do DIU, COMECEI A TOMAR PÍLULA DE NOVO para evitar novos sustos com a camisinha (RELEMBRANDO que usei SOMENTE CAMISINHA por 4 anos e nunca engravidei). 

Tomei a pílula Mercilon Conti por 3 meses. Novamente queda da libido, desânimo, depressão, e baixa lubrificação vag1nal. E como eu já estava com 31 anos, meu organismo já não era tão jovem, um novo sintoma veio: ENXAQUECA. As enxaquecas me assustaram muito. Tanto que parei de tomar a pílula 1 mês antes de por o DIU, mesmo a ginecologista me orientando a manter a pílula por mais dois meses, mesmo com o DIU, para ter certeza que estava tudo certo. Não consegui. A depressão e as enxaquecas, a falta de libido, estavam acabando comigo.

Hoje fazem 3 meses que coloquei o DIU DE PRATA (sem hormônio). Nessa segunda vez que larguei a pílula, não tive problemas com queda de cabelo ou espinhas porque tomei por pouco tempo. Tive medo que o DIU de prata me desse um ciclo muito intenso e com cólicas, mas para minha agradável surpresa, estou sem cólicas e com um sangramento médio. 

Nos exames pré-Diu, mesmo depois de passar 4 anos sem tomar pílula, meus ovários apareceram perfeitos, sem cistos. A dieta realmente tratou e curou a SOP. Sem a pílula, mais uma vez recuperei minha alegria de viver, minha libido e minha saúde vag1nal. Zero enxaquecas. Sem infecções urinárias a mais de 3 anos. 

Se você está em dúvida sobre a pílula, minha experiência é a seguinte: Ela é segura, realmente protege da gravidez, mas faz muito mal para a QUALIDADE DE VIDA de uma mulher. Se você não tem problemas com miomas, endometriose, sangramentos intensos, recomendo muito o DIU de cobre ou de prata. A pílula traz muitos perigos para a saúde feminina, sem contar que tira sua qualidade de vida mesmo.

Feliz Dia da Mulher, Feliz em ser Mulher

Farei um post falando sobre minha experiência com o DIU de Prata, como foi pra colocar, que exames fiz e quanto custou. Nesse post, fica a reflexão sobre o que realmente vale a pena pra você. Se você toma pílula a muitos anos e pretende largar, saiba que vai enfrentar muitas dores na abstinência, mas quando passarem os meses de adaptação, você vai sentir como se tivesse sua vida de volta. Foi o que eu senti. Então seja forte!

Jakisses!







D1U de prata: Minha experiência

Hey ho, Pitchuletes amadinhas! Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o DIU de prata. Na última postagem eu contei para vocês como foi a mi...