sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Tipos de câncer mais comuns em mulheres



São vários os tipos de câncer, que podem surgir em diferentes partes do corpo humano. Porém, alguns deles costumam ser mais comuns em mulheres, que devem ficar atentas aos sinais e frequentar médicos rotineiramente para prevenir esse problema. Para ajudar a entender o problema, o ginecologista Dr. Marcelo Steiner indica as formas da doença que mais atingem o sexo feminino e explica cada uma delas.


Câncer de Mama

Créditos: Thinkstock


Esse é, de fato, o tipo o mais comum entre as mulheres. Ele surge principalmente em quem já passou dos 50 anos, mas há a possibilidade de mulheres jovens apresentarem a doença. Para evitar, é preciso ficar atenta aos fatores de risco e fazer exames clínicos e a mamografia rotineiramente para detectar a doença precocemente.

Saber como fazer o autoexame das mamas também é importante para detectar nódulos, mas não deve ser a única medida adotada.



Câncer de Colo do Útero

A principal causa para o surgimento desse tipo de câncer, o segundo mais comum entre mulheres, é o Papilomavirus Humano (HPV), transmitido através de relações sexuais sem proteção. Esse vírus pode se manifestar por verrugas indolores na pele, mas na maioria das vezes não apresenta sintomas. Subtipos de HPV podem provocar alterações celulares no colo do útero que, por sua vez, podem levar ao câncer. O ideal para prevenir é usar camisinha durante o sexo, fazer acompanhamento médico periodicamente e também tomar a vacina contra o HPV.



Câncer de Endométrio

Essa doença que acarreta a camada interna do útero é exclusivamente feminina e está relacionada a desequilíbrios hormonais, obesidade, diabetes e pressão alta. Tem como principal sintoma o sangramento anormal, principalmente após a menopausa. O diagnóstico é feito através de exames como ecografia transvaginal e biópsia.


Câncer de Vulva

É um tipo raro, mas também pode surgir em mulheres. Segundo o Dr. Steiner, o tipo mais comum de câncer de vulva é o carcinoma espinocelular, um tipo de câncer de pele que surge como uma mancha ou ferida que não cicatriza e vai aumentando de tamanho. Esse tipo de doença é mais frequente nas mulheres após a menopausa, mas alguns fatores podem ocasionar o surgimento da doença em mulheres mais jovens. Depois do exame clínico, o diagnóstico é confirmado através de biópsia.



Câncer de Ovário

É um dos menos frequentes, mas não menos perigoso. Isso porque ele é mais difícil de ser diagnosticado, já que não apresenta sintomas na fase inicial. Conforme cresce, o tumor pode provocar dor ou inchaço no abdômen, náusea e cansaço constante.




Fonte: Bolsa de Mulher

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Cólica menstrual muito forte não é normal


Durante o período menstrual muitas mulheres sofrem com um pouco mais de ansiedade, estresse, indisposição e cólicas. Segundo dados da pesquisa Dismenorréia e Absenteísmo no Brasil (Disab), 65% das mulheres têm cólicas em cada menstruação.

A pesquisa revelou ainda que 70% delas dizem que as dores acabam prejudicando a produtividade no trabalho. Quando isso acontece e as dores se tornam intensas a ponto de fazerem com que atividades rotineiras sejam deixadas em segundo plano, pode ser sinal de algum problema mais sério.


Cólica menstrual intensa é normal?

A ginecologista e obstetra Naura Tonin Angonese explica que as dores durante a menstruação podem ocorrer de forma leve, sem atrapalhar o dia a dia da mulher. “Porém, quando é algo persistente e há um aumento progressivo de intensidade a cada mês, é necessário investigar o quadro”, afirma.


Um dos fatores que causam as fortes cólicas menstruais pode ser a endometriose, que apresenta também outros sintomas como dor pélvica que torna acentuada no período pré-menstrual, dificuldades para urinar e algumas vezes mudança do hábito intestinal, com diarreia ou dor na evacuação.


colica-menstrual-muito-forte-3



Cólicas x endometriose

Além disso, por ser uma reação inflamatória nos órgãos do aparelho reprodutor, pode causar dificuldade para engravidar ou influenciar na capacidade de uma gestação bem sucedida. De acordo com a médica especialista em reprodução humana Tânia Maria Balcewicz, da Plena Fértile de Toledo, a endometriose é uma das causasda infertilidade feminina.


“Entre as portadoras da doença, aproximadamente 30% a 50% apresentam a infertilidade. Mas é importante destacar que mesmo nos casos de doença avançada a mulher  que tem endometriose pode engravidar espontaneamente”, afirma.


Ela explica que fatores como idade, grau da doença e tempo de infertilidade são levados em conta na hora da avaliar qual o melhor tratamento. “Algumas podem engravidar de forma espontânea. Outras irão precisar de um tratamento cirúrgico e algumas de métodos de reprodução assistida – fertilização in vitro ou inseminação – para engravidar”, diz.




Tratamento para endometriose

colica-menstrual-muito-forte-2


O diagnóstico inicial é feito a partir da história da paciente e do exame ginecológico. Somente depois de uma laparoscopia, procedimento cirúrgico que avalia o comprometimento ou não dos órgãos internos e o local de realização de uma biopsia, é que poderá haver um diagnóstico definitivo.
“A cirurgia laparoscópica atua em duas situações: como diagnóstico e tratamento. Na execução do procedimento, os focos da endometriose encontrados são retirados”, explica Naura.


Cólica menstrual: o que fazer?

Além do tratamento cirúrgico inicial, há também medicamentos para controlar os sintomas e até mesmo para resolver o caso, proporcionando o retorno da qualidade de vida das mulheres.


Fonte: Bolsa de Mulher

Sucos Detox: 5 receitas para desinchar


Além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo, os sucos desintoxicantes melhoram o funcionamento do intestino, ativam o sistema imunológico e aumentam a hidratação do corpo. A nutricionista Andréa Uzeda da Clínica Dicorp, no Rio de Janeiro, explica que “as frutas, verduras e outras substâncias utilizadas nesses sucos são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde”.
Veja 5 receitas de sucos detox:


Suco detox de cenoura com maçã

Crédito: Shutterstock
Crédito: Shutterstock

Ingredientes
1/2 cenoura
1 maçã
1/2 pepino
1 colher de sopa de Chia
200 ml de água de coco
1 folha de couve
Hortelã a gosto
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Coar se necessário.


Suco desintoxicante e digestivo

Ingredientes
1 xícara (chá) de abacaxi em cubos
1 cenoura
1 xícara (chá) de talos de erva doce
1 suco de limão e raspas da casca
Modo de fazer
Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.


Suco desintoxicante “queima-pneu”

Ingredientes
1 ameixa-preta seca
2 fatias de abacaxi
3 folhas de hortelã
1 copo (200 ml) de água de coco
1 colher (sopa) de semente de linhaça dourada
Modo de fazer
Deixe a ameixa hidratar por oito horas na água dentro da geladeira. Junte aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Beba imediatamente sem coar.

Crédito: Shutterstock
Crédito: Shutterstock

Suco desintoxicante e energético

Ingredientes
4 cenouras
1 maçã
Suco de 1 limão (sem casca)
2 laranjas
1 pedaço de gengibre
Modo de fazer
Bata em uma centrífuga ou em um liquidificador todos os ingredientes com um pouco de água filtrada ou água de coco. Para deixar o suco mais cremoso, utilize a medida de meio copo. Evite usar açúcar e adoçantes.


Suco detox com gengibre
Ingredientes
200ml de suco de uva integral
1 limão com casca
Gengibre a gosto
Canela a gosto
Modo de preparo
Bata bem todos os ingredientes no liquidificador e coe em seguida.


Curtiu? Comenta aí!

Fonte: Bolsa de Mulher

D1U de prata: Minha experiência

Hey ho, Pitchuletes amadinhas! Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o DIU de prata. Na última postagem eu contei para vocês como foi a mi...