Muitas meninas ficam incomodadas achando que estão doentes porque suas vaginas nunca ficam secas. A questão, cara leitora, é que A VAGINA NUNCA É SECA. Sério, porque ela se trata de uma mucosa que necessita estar regularmente humedecida. Assim como sua boca, a vagina possui um liquido especial, "uma saliva própria", que a mantém saudável. Não confunda isso com a lubrificação sexual da excitação. O fluxo vaginal regular é apenas uma ferramenta do organismo feminino que vai ocorrer independente de qualquer situação.
O fluxo vaginal é um líquido transparente ou esbranquiçado que sai da vagina. Ele ajuda a previnir que a vagina fique ressecada e a protege das infecções. A quantidade de fluxo varia ao longo do ciclo menstrual. A maioria das mulheres notam mais fluxo na metade do ciclo menstrual, geralmente duas semanas depois do fim da menstruação. Isso coincide com a ovulação (quando um óvulo é expulso do ovário). Você terá fluxo durante a maior parte da sua vida adulta.
Quando você tiver fluxo, irá notar uma mancha branca pastosa em sua calcinha. Isso pode fazer com que você se sinta úmida e desconfortável. Para evitar isso, opte por usar calcinhas de algodão, calças soltas e saias.
A higiene feminina é necessária. Uma boa higiene pode te proteger de infecções:
- Depois de ir ao banheiro, lembre-se de se limpar de frente para trás. Isso evita que bactérias passem do ânus para a vagina ou para a uretra.
- Evite os sabonetes muito perfumados ou gel de banho; eles podem irritar a delicada pele ao redor da vagina e torná-la mais propensa à infecções.
- Saiba que é mais fácil que você tenha infecções vaginais quando estiver tomando antibióticos.
Porém, qualquer fluxo que:
- Tenha um cheiro desagradável.
- Seja espesso.
- Seja amarelo ou mais escuro
- Cause queimação.