segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PAPO DE MULHER AJUDA: Primeira menstruação

Bom dia Pitchuletes!

Hoje uma mocinha de 12 aninhos pediu nossa ajuda. Vamos sanar todas as dúvidas dela. Vejam o e-mail:

Oie eu tenho 12 anos vou fazer 13 daqui 4 meses. Eu queria saber os sintomas da primeira menstruação e como se prevenir. Bom também tenho umas perguntas:

1) Faz 2 anos que cresceram os meus seios e 3 anos tenho pelos pubianos e na axilas eu tenho vai fazer 1 ano e eu tenho um corrimento todos os dias tem dia que é branco e tem dia que é amarelo deste maio acho faz tempo, e queria saber se estou perto de menstruar (de ter minha 1 menstruação)?

2) Também sinto minha calcinha úmida todos os dias,isso tem a ver com os sintomas?

3) eu também tenho as vezes dor de cabeça e dor nas costa e na barriga de baixo do umbigo isso é normal acontecer?

4) é muito difícil eu ficar doente


Querida pitchulinha, a primeira menstruação geralmente é bem fraquinha e nada dolorosa. A maioria das meninas tem uns pinguinhos de sangue na calcinha, mas nada intenso. A minha primeira menstruação durou dois dias apenas. E desceu pra mim quando eu tinha 13 aninhos.

Os sintomas da menstruação variam entre seios doloridos, cólicas, espinhas, cansaço e dores de cabeça. 

Vamos analisar suas questões:

1) Estou perto de menstruar?
 


Pitchulinha, você está na puberdade e seu corpo já apresenta sinais do desenvolvimento dos seus hormônios. Você já tem seios desenvolvidos, pelos, e fluxo vaginal. Isso mesmo, isso que você chama de corrimento que as vezes é branco e as vezes amarelado se chama fluxo vaginal. É como a saliva na sua boca. A vagina, como nossa boca, tem mucosa, e precisa ficar úmida para não sofrer rachaduras nem ferimentos. O fluxo vaginal protege sua vagina, hidratando e prevenindo infecções. E sim, a cor e a consistência desse fluxo varia durante o mês. Mas se esse fluxo não tiver odor forte (como peixe podre), e você não sentir ardência ou coceira, pode ficar tranquila que sua saúde está ótima.

Esse fluxo vaginal indica que seu órgão sexual está se desenvolvendo. Seu útero está amadurecendo. Então sim, sua primeira menstruação pode estar próxima.  


2) Calcinha úmida todos os dias



Isso é normal, e se refere ao seu fluxo vaginal. Todas as mulheres tem. Estar molhada faz parte da vida de uma mulher. Porém, é importante manter a região íntima arejada para evitar infecções, pois as bactérias adoram lugarzinhos quentinhos e úmidos como nossas vaginas. Por isso é importante você pedir pra sua mãe comprar somente calcinhas de algodão, e tente usar calças mais larguinhas, com tecidos leves, e invista nas saias que além de lindas e femininas garantem que a vagina se mantenha arejada.Ah, e NUNCA use protetores diários (aqueles absorventes fininhos que falam pra você usar todo dia)... eles só fazem mal pra nós, mulheres.


3) Dores



Pitchulinha, as dores menstruais vem mesmo quando desce pra gente. A TPM pode deixar a gente um pouco inchada e irritada. Porém sentir dores de cabeça e nas costas pode não ser necessariamente dores relacionadas ao período menstrual. Você tem assistido TV demais? Senta com postura errada na escola? Fica muito tempo no computador?

Caminhar, andar de bicicleta e qualquer atividade física melhora as dores corporais. 



Enfim pitchulinha, você parece super saudável. Quando sua menstruação vier, é importante que sua mãe a leve a um ginecologista para saber se seu útero está se desenvolvendo sem problemas. Algumas jovenzinhas como você apresentam menstruação irregular, e muita cólica. Os ovários imaturos apresentam folículos, que são pequenos cistos, que é super normal. Porém eles causam muita cólica e anormalidades na menstruação. Por isso é importante desde cedo ter acompanhamento de um profissional da saúde. Assim você poderá crescer sem dúvidas e sem medos.


Espero ter ajudado.
E você? Precisa de ajuda?
Escreve pra gente papodemulhercontato@hotmail.com

Jakisses!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

D1U de prata: Minha experiência

Hey ho, Pitchuletes amadinhas! Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o DIU de prata. Na última postagem eu contei para vocês como foi a mi...