Como evitar que o estresse afete meu relacionamento?

Marcadores:


O estresse faz parte da vida de grande parte das pessoas e é considerado o grande mal da atualidade. A correria do dia a dia e a falta de tempo livre são queixas recorrentes das pessoas estressadas. O estresse pode afetar a saúde e atrapalhar o relacionamento. Segundo a psicoterapeuta holística e presidente do Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (Ipom), Myriam Durante, é possível sim adotar algumas medidas práticas para preservar a vida amorosa dos abalos do dia a dia.

Para que o estresse não contamine a relação, o primeiro passo, de acordo com a especialista, é aprender a lidar com as emoções negativas e as limitações que surgem nas situações cotidianas. Para não se descontrolar e descontar as tensões do dia a dia no parceiro, uma dica simples é controlar a respiração para tentar relaxar. “Nos momentos de nervosismo, a pessoa deve procurar fazer um relaxamento simples: respirar profundamente e devagar, soltando o ar lentamente pelo nariz até sentir os músculos relaxados”, ensina.

Veja outras dicas para evitar que o estresse atrapalhe o casal:


Não deixe para depois

Pequenos problemas devem ser resolvidos no dia a dia, por isso não adie e nem acumule. Segundo a especialista, ser objetivo para solucionar a questão ajuda a evitar estresses maiores e grandes discussões. “A dica é não reviver queixas do passado”, completa.


Relaxe

Para os que tiveram um dia difícil no trabalho, a dica de Myriam é tentar relaxar no caminho para casa. “Ouça uma música, medite, vá limpando o seu corpo e a sua mente das emoções negativas que acumulou ao longo do dia”, afirma ela.


Aproveite os momentos juntos

Mesmo estressada e exausta, procure olhar nos olhos do parceiro quando encontra-lo. Segundo a psicoterapeuta, fazer isso ajuda pessoa a sentir segura e se lembrar de que o companheiro lhe quer bem. Além disso, aproveite os momentos juntos, como as refeições por exemplo.


Pondere

Antes de dar continuidade a uma briga, pare pra pensar o que é importante: vencer a discussão ou manter a harmonia do relacionamento? Pondere e tome atitudes práticas para preservar o clima afetivo.


Respire fundo

“Outro ponto é o momento de falar as coisas. Quando a pessoa sentir que está indo falar com o parceiro de forma agressiva, ela deve esperar se acalmar. Um banho ou uma caminhada podem ajudar a acalmar os ânimos”, diz Myriam.




Fonte da matéria e da imagem: Bolsa de Mulher

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...