SEMANA DO HALLOWEEN - Contribuição do Papo de Mulher por JOHN Pt I

Bom dia meninas :)


Como vcs ja devem ter lido o posto da nossa querida pelega Jess, sabem que eu sou super a favor de uma série especial de posts sobre o Halloween.



O que é o halloween?


No dia 31 de outubro se comemora o Halloween, mas conhecido no Brasil como o “Dia das Bruxas”. As comemorações do Halloween são mais comuns nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos. No Brasil a confraternização do “Dia das Bruxas” vem se tornando cada vez mais conhecida e praticada pela sociedade.


Origem do halloween
O halloween é uma festa com origem no povo celta que acreditava que o mundo seria ameaçado na véspera do dia de todos os santos (01/11) pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas. No processo de ocupação das terras européias, os povos pagãos trouxeram esta influencia cultural em pleno processo de disseminação do cristianismo.
Ao chegarem à América do Norte, os irlandeses trouxeram a festa do Halloween para as Américas e transformaram a lanterna de Jack em uma abóbora iluminada com feições humanas. Os disfarces e máscaras, tão usadas pelos participantes da festa, seriam uma forma de evitar que fossem reconhecidos pelos espíritos que vagam neste dia.


Origem do nome HALLOWEEN
O nome Halloween tem ligação direta ao dia de todos santos segundo os celtas e seu nome deriva da expressão “All hallow’s eve (véspera de todos os santos)”


Diferentes Comemorações
Nos E.U.A. como todos observamos em filmes e séries, existe a tradição das crianças saírem nas ruas fantasiadas pedindo doces com a famosa frase “gostosuras ou travessuras? (trinks or treats?)”.
A Irlanda é considerada o “berço” da tradição do Halloween, as pessoas comemoram construindo fogueiras, no caso, os adultos, pois as crianças andam nas ruas exclamando “doces ou travessuras”.
No Brasil temos algumas festas à fantasia organizadas por casas de festas ou por pessoas que simplesmente querem dar uma festa e aproveitam a época. Muitos nacionalistas dão créditos a influência do imperialismo cultural americano à vinda do halloween, porém alguns brasileiros localizados em São Luiz do Paraitinga cidade paulista, decretou o dia 31 de outubro como o dia oficial do Saci Pererê em protesto à inclusão do Halloween.


Símbolos do halloween

Bruxas: são as principais simbologias desta festa. Conta as estórias que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo tomando várias formas e estórias diferentes.

Abóboras e velas: as abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria enquanto as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos. Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma vela acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu em demasia. Esperto, aprisionou o diabo em vários locais até o dia em que de tanto beber morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também já que humilhava o diabo em vida. A partir daí, a alma de Jack passa a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.

Gato Preto: é um símbolo ligado às bruxas, pois estas conseguem se transformar em gatos. Outras superstições acerca dos gatos são que estes são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas.

Travessuras ou gostosuras: é uma brincadeira existente desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que devidamente fantasiadas batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança se compromete a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.

Vassoura: é um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz conseqüências negativas para a vida como eletricidade e pensamentos negativos.

Morcego: simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Maçã: fruta associada aos deuses do amor, é utilizada na festa como símbolo de vida.

As cores mais usadas na festa de halloween também possuem significados que fazem a diferença na noite dos santos:

Laranja: cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para lhe sugar as energias.

Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas.

Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de halloween.


Filmes
Como tudo relacionado ao halloween é ligado às bruxas, espíritos, mortos e etc. criaram-se a tradição de que todos os filmes baseados nessa época deveriam ser de terror, entretanto sempre existem algumas exceções. Segue abaixo alguns filmes considerados clássicos para essa época.



Halloween - A Noite do Terror


Título Original: Halloween
Lançamento: 1978 (EUA)
Duração: 90 min
Gênero: Terror
Sinopse: Michael Myers (Tony Moran) é um psicopata que vive em uma instituição há 15 anos, desde quando matou sua própria irmã. Porém, ele consegue fugir de seu cativeiro e retorna à sua cidade natal para continuar seus crimes na localidade que, aterrorizada, ainda se lembra dele.



O Exorcista

Título Original: The Exorcist
Lançamento: 1973
Gênero: Terror
Origem: Estados Unidos
Duração: 122 minutos
Sinopse: Uma jovem filha de uma atriz é possuída por um demônio, e um padre especialista em exorcismo é chamado para cuidar do caso. Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som. Foi também o primeiro e único filme de terror da história a ter sido indicado ao prêmio de Melhor Filme.


A Hora do Pesadelo



Título Original: A Nightmare on Elm Street
Lançamento: 1984 (EUA)
Duração: 91 min
Gênero: Terror

Sinopse: Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, onde são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger, um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora Krueger pode retornar para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.



The Rocky Horror Picture Show



Titulo Original: (The Rocky Horror Picture Show)
Lançamento: 1975 (Inglaterra)
Duração: 100 min
Gênero: Musical

Sinopse: Um casal de noivos se vê obrigado, em virtude de um problema com o carro, a irem a um estranho castelo pedirem auxílio, sem saberem que ele é habitado por alienígenas do planeta Transexual e que o anfitrião é um bissexual, que exatamente naquela noite vai ver uma criatura criada por ele apenas para lhe dar prazer.




A Noiva-Cadáver



Título Original: Corpse Bride
Lançamento: 2005 (EUA)
Duração: 78 min
Gênero: Animação

Sinopse: Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst, um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot . Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver, que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.



Os Fantasmas Se Divertem



Título original: Beetlejuice
Lançamento: 1988 (EUA)
Duração: 92 min
Gênero: Comédia

Sinopse: Após morrerem quando o carro deles cai em um rio, Barbara Maitland e Adam Maitland se vêem como fantasmas que não podem sair da sua casa de campo na Nova Inglaterra, pois antes que possam ganhar suas asas têm que ocupar a casa como fantasmas pelos próximos cinqüenta anos. A paz é rompida quando Charles e Delia Deitz, um casal de novos-ricos, compra a casa. Mas os Maitland são inofensivos como fantasmas e os esforços para espantar os compradores acaba em fracasso. E se o casal não fica apavavorado, Lydia Deitz, a excêntrica e dark filha deles, pode ver e falar com Barbara e Adam, que contratam os serviços de um Beetlejuice, um "bio-exorcista", para apavorar os moradores, apesar de sentirem simpatia por Lydia. Mas logo a situação foge do controle.





Música

Assim como no cinema, o halloween também já serviu de inspiração para músicas/clipes.


Thriller – Michael Jackson
Provavelmente a música/clipe mais famosa que trata do tema. No clipe vemos um elenco todo de zumbis, lobisomens, etc. Um clássico da música pop que vale ser lembrado aqui.


Sally’s song – OST Nightmare Before Christmas
A música faz parte da trilha sonora do filme “O estranho mundo de Jack” e já gravada e re-gravada algumas vezes. Nessa versão quem canta é Amy Lee do Evanescence.


Defying Gravity – Wicked (musical)
A música é um dueto entre Glinda, a bruxa bondosa ou do norte e Elphaba, a bruxa malvada ou do oeste. Ambas fazem parte do musical Wicked que é uma história derivada do Mago de Oz.



Personagens de Ficção
Como alguns personagens sempre são relacionados ao halloween , vamos ver um TOP 5 de alguns desses personagens.



Top 5 Bruxas


- Elvira – Cassandra Peterson (Elvira, Mistress of the Dark)


- Gillian Owens - Nicole Kidman (Da magia à sedução)


- Elphaba – Wicked


- Sabrina - Sabrina – a aprendiz de feiticeira



- Hermione Granger –Série Harry Potter


Top 5 Bruxos

- Harry Potter –Série Harry Potter


- Merlin


- Gandalf - Trilogia O Senhor dos Anéis


- Dumbledore – Série Harry Potter


- Voldemort – Série Harry Potter




Top 5 Vampiros

- Lestat de Lioncourt – O Vampiro Lestat



- Louis de Pointe du Lac – Entrevista com o Vampiro


- Edward Cullen - The Twilight Saga


- Conde Drácula


- Damon Salvatore – The Vampires Diaries



Top 5 Lobisomens

- Lowe – A hora do Lobisomen


- Vivian – Sangue e Chocolate


- Eddie – Grito de Horror


- Michael – Anjos da Noite


- Jacob Black – The Twilight Saga



Top 5 Personagens de Filme de Terror

- Freddy Krueger – A Hora do Pesadelo


- Jason Voorhees Jason


- Hannibal Lecter - Hannibal - A Origem do Mal


- Jigsaw – Jogos Mortais


- Chucky – O Brinquedo Assassino

Amanhã eu coloco a parte II que finaliza o post :)

X.O.X.O

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...