quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Parar de tomar a pílula anticoncepcional

Hey ho pitchuletes amadinhas.

Hoje vamos falar da moda feminista da vez:  parar de tomar a pílula anticoncepcional.

Falo que é moda feminista, porque são mulheres bem esclarecidas que começaram a se questionar se os benefícios da pílula valiam mais que os prejuízos. E se a indústria farmacêutica, que sabemos bem o quanto é sanguinária, não estaria junto com médicos enfiando hormônios a nossa goela abaixo sem se preocupar realmente com nossa saúde. 

Eu mesma aqui no blog já defendi o uso da pílula, e ainda não a vejo como uma vilã. A pílula foi um avanço na autonomia da mulher em decidir se e quando ter filhos. Com o tempo, ela foi melhorada e passou a ajudar a mulher a controlar seu ciclo menstrual, regular acnes severas, pelos, reduzir a cólica entre outros benefícios. E ela serviu bem à função que veio. Porém, ela é de uma época onde as mulheres eram ainda mais podadas pela sociedade (porque hoje ainda são, só um pouco menos), e tudo em seu corpo era um tabu (embora hoje muita coisa ainda seja), então elas não conheciam seu corpo como conhecemos hoje.

Além disso, a pílula atualmente serve como obrigação. A mulher se torna a 100% responsável pela prevenção da gravidez. Engravidou? Ela não tomou a pílula direito. E o homem? Os métodos contraceptivos que dependem deles se resume à camisinha, e mesmo assim muitos usam que nem o nariz. O resto é DIU, diafragma, anel vaginal, implante, adesivo... TUDO MÉTODO FEMININO. Ou seja, a concepção é total preocupação e responsabilidade da mulher. E daí pensamos: a mulher tem um óvulo por mês, e o homem milhões de espermatozoides por ejaculação. Cabe bem a frase que inventaram:  a mulher cuidar da concepção é como por colete a prova de balas na vítima ao invés de tirar a bala da arma.

Enfim, não quero dizer aqui que a mulher tem que tacar o foda-se e não cuidar da concepção. Como esse mundo é cruel conosco, se não queremos filhos no momento ou na vida ( que é nosso direito), é importante que nos cuidemos sim. Mas como o assunto do post é a pílula, vamos falar mais dela. Entre os malefícios estão a queda da libido, secura vaginal, aumento da probabilidade de câncer de mama e trombose, aumento de peso, dores de cabeça, náuseas, depressão, entre outras coisas horripilantes que você pode ler na bula que é gigante e cair pra trás. Vi esses dias no facebook a mulherada postando: Criamos a pílula masculina, mas ela dá câncer, trombose, depressão e te deixa broxa. Vai querer tomar? Bom, a mulher toma. E pior que é uma triste ironia.

Isso não quer dizer que a mulher vai realmente ter todas essas reações. Tem mulher que se dá muito bem com a pílula, e isso é ótimo. Porém eu fui usuária da pílula por 5 anos, e vou contar pra vocês o que me fez decidir parar de tomar. Pra mim a pílula foi super eficiente. Em 5 anos, o sangramento por privação hormonal (porque o sangue de quem toma pílula cientificamente não é considerado menstruação) nunca me falhou, que delícia saber quando ia menstruar, sem aqueles ciclos irregulados de até 35 dias que eu tinha. Minha médica me disse que eu tinha ovários policísticos (aliás, toda mulher que eu converso diz que tem também, será que é algo natural então? kkkk), e que eu tinha espinhas (mas eu não tinha muitas não) e ciclo zuado por causa disso. Ok! 

E que delicia transar sem precisar parar pra por camisinha, e ficar checando depois se tava tudo certo, se não tinha estourado e pá. E que delícia não ter mais aqueles espinhões inflamados que vez ou outra na tpm me aparecia nas costas. E que delícia não sentir cólicas. Até que alguns pesadelinhos começaram...

Primeira coisa:  secura vaginal. Comecei a ter infecção urinária por isso TODO MÊS. Mas blá né, só trocar de pílula. Troquei, beleza, melhorou. Mas minha lubrificação permanecia péssima. Até que percebi com o passar do tempo que minha libido despencou. Mas e daí? Eu tava livre da preocupação com gravidez né. Até que começou a aparecer vasinhos nas minhas pernas, pequenos. Problema de circulação? Nah, nada demais, nem da pra ver. Até que engordei muito, e passei a fazer academia e tals, mas tinha uma grande dificuldade de emagrecer porque a pílula quase zera nossa testosterona (sim, mulher precisa da testosterona também, e a falta dela acaba com a libido e os músculos). Mas tudo bem, meu ciclo tava regulado. Até que meu cheiro de suor ficou mais forte, e até minhas virilhas cheiravam a cecê. Mas tudo bem, passa creminho, desodorante, flogo-rosa... Até que um monstrinho que eu não podia suportar veio pesar MUITO na balança.

A tal da candidíase apareceu um ano aí. A pílula aumenta o açúcar no sangue por causa do estrogênio sintético. Tratei com pomadinha e pá, passou. No ano seguinte, a danada da coceira de novo, que inferno. Bora tratar, tchau. E no ano seguinte de novo. Até que esse ano ela já me apareceu 3 vezes, e não queria ir embora nem com fluconazol nem com pomada. E eu não suporto a coceira, o desconforto...

Aí eu já tava meio afim de experimentar meu corpo sem pílula por um tempo, pra ver se a testosterona voltava e eu conseguia emagrecer, aumentar a libido, e pá. Aí larguei. Faz 4 dias que não tomo pílula, e o que eu percebi? Primeiro, a coceira cedeu, acabou (pode ser psicoemocional, não sei). Segundo, o meu cheiro de suor suavizou, e o cheiro na virilha sumiu. Isso com 4 dias. Imagina quando meu corpo realmente se limpar do hormônio?

Sem contar o pé no saco das interações medicamentosas. Antibiótico corta ou não corta efeito da pílula? Ninguém sabe, médico diz que sim, outro que não. Toda vez que fica doente, vomita, diarreia, pronto, ai senhor, já era a pílula. A pílula também dá uma zerada nas vitaminas do nosso corpo, como a B6 se não me engano. Enfim gente, é muita coisa pra pesar. Mexer com hormônio é complicado.

Mas como faz então pra não engravidar? Bom, a treta é bem grande. A mulherada anda optando pelo DIU que é bem eficiente e tem a versão de cobre não hormonal. Porém quem tem probleminha de cólica que nem eu, não é uma boa ideia, pois dizem que aumenta muito a dor, e jorra sangue pra caraaaleo na menstruação. Tem uma mulherada usando tabelinha, ou o método de Billings (não sei se é assim que escreve). Esse método tem como princípio aprender a ler os sinais do corpo pra saber quando se está fértil. Isso tudo através do muco cervical, aquela salivinha que sai da nossa vagina sabe? Quando ele ta parecendo clara de ovo, é que dizem que estamos super férteis. Daí você evita a transa. Além do muco, da pra observar pela altura do colo do útero, temperatura do corpo, humor e tals. 

Enfim, tem a boa e velha e pra muitos chata camisinha. "Ah mas eu tenho alergia". Olha, tem vários tipos no mercado, de materiais alternativos ao látex. Vale a pena conferir. 

O que eu pretendo fazer? Camisinha e esse método de auto observação por enquanto. Associar os dois parece bem eficiente ao meu ver. Mas vou fazer isso até ter uma graninha e tempo pra ir num endócrino. Talvez haja alguma saída hormonal para o meu caso, que não me cause tantos prejuízos (vasinhos, cheiro forte, candida, sobrepeso). Isso se meu ciclo ainda for zuado depois de cinco anos de "tratamento" de pílula (afinal, dizem que a pílula trata os ovários policísticos né). 

Mas atenção pitchulete. Se você está pensando em largar a pílula também, saiba que tem efeitos colaterais. É como largar uma droga mesmo. Pode dar tristeza, menstruação desregulada, algumas dizem que tiveram retenção de líquido, espinhas loucas, etc. Mas com o tempo passa. Demora 6 meses mais ou menos pro seu corpo voltar ao "normal". Ainda não me aconteceu nada assim, vamos ver como eu me saio. Só não queria mais viver sem vontade de nada como eu estava, e doente, doente, doente.

E você, pitchulete, que adora sua pílula, e se dá super bem, que ótimo. Você tem que recorrer ao que te faz bem mesmo. E que continue tudo indo bem com você.

Finalizando, eu espero que esse movimento de mulheres que não querem mais abdicar de libido e saúde por contracepção hormonal sirva pra indústria científica e farmacêutica mexer o cuzinho e melhorar os métodos ainda mais, com o intuito de beneficiar mesmo a mulher, e não só dar a ela a responsabilidade de cuidar sozinha da contracepção e de oferecer em troca da saúde benefícios que a fazem mais bonita para deleite masculino.

Jakisses!

Um comentário:

  1. Faz um post falando como voce ta depois que parou de tomar a pilula, o processo depois desses meses... Eu tomo a 5 anos tambem e em breve vou parar pois meu namorado irá fazer vasectomia e queria saber como é...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

D1U de prata: Minha experiência

Hey ho, Pitchuletes amadinhas! Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o DIU de prata. Na última postagem eu contei para vocês como foi a mi...