sexta-feira, 10 de abril de 2015

Vamos falar sobre DENGUE



Se eu te perguntar sobre os sintomas da Dengue, e você nunca tiver pegado, você vai me responder: febre e dor no corpo. Ah, quem dera, cara pitchulete, que a dengue fosse só isso mesmo.



Nessas duas últimas semanas tive dengue. Na verdade, ainda tenho. Estima-se que os sintomas da dengue melhorem em 7 dias, mas ela só sai de vez de você depois de 15 dias. Descobri, pegando a doença, que a dengue é muito mais que febre e dor no corpo. É agonia... dias de agonia. E que a mídia não nos informa direito sobre essa doença. Por isso, precisamos conversar sobre ela.

Tudo começa com uma febre assustadora. Acima de 38º. Uma febre que dá frio e tremedeira. Aí você toma paracetamol, e parece que tudo vai ficar bem. Mas a febre volta no dia seguinte e no outro, acompanhada de uma tremenda dor de cabeça. Aí mora o perigo de você não saber se está com dengue. A dor de cabeça te faz querer tomar analgésico. E se você está com dengue, analgésicos são proibidos, devido a uma incompatibilidade do vírus com o ácido componente do remédio, que pode te levar à morte na mistura. 

Depois de uns 3 dias de febre, começa a agonia de verdade. Seu estômago estraga, você vomita e não consegue comer. Sua boca fica seca, mas a água possui um gosto horrível. Você fica 24h por dia enjoado, e não consegue dormir. E desidrata, e sofre, e fica fraco. São pelo menos uns 4 dias sem conseguir comer, tendo que ir aos hospitais tomar soro na veia para não morrer. E ninguém se importa realmente com você. Ainda mais nessa época de epidemia, dengue virou gripe: todo mundo tem, então não deve ser grave. Mas é, muito grave. O enjoo, o mal estar não te deixam, e você não consegue dormir. Então seu emocional fica abalado, e você implora pra todos os deuses que acabem com seu sofrimento. Aí vem a fase da alergia.

Quando seu estômago começa a melhorar, a sua pele fica vermelha da cabeça aos pés. E coça, e arde. Dizem que é porque o corpo reage ao vírus, e isso causa uma reação alérgica. A pele parece que foi queimada pelo sol, e suas mãos e pés incham. Mais noites sem dormir, pelo menos duas, de coceira intensa. Depois de 7 dias sofrendo, você já não tem mais forças para reclamar. Resta esperar que passe, assim como a febre e o enjoo passaram. 

Para os enjoos, tomei muito Dramin na veia. Mas os anti-eméticos me dão pânico e crises de ansiedade. Agora imagine que delícia uma crise de ansiedade com um sono incontrolável? Pois anti-eméticos tem como efeito colateral o sono e a agitação. Ridículo, trocar o enjoo por crises de ansiedade com sono. Não sei até hoje o que é pior. 

Para a coceira, receitaram Polaramine e Loratadina. Tentei tomar o polaramine, e não adiantou nada, mas me deu um sono que parecia que eu estava em coma queimando no inferno. Eu estava consciente, sentia uma coceira insuportável, mas não conseguia abrir os olhos. Então troquei pelo loratadina. O loratadina também não ajudou em nada, mas pelo menos em mim não dá esse sono de coma do polaramine.

Hoje fazem 9 dias que estou com dengue. Estou bem no momento. Fiz o exame de sangue, e a dengue foi confirmada. Perdi 5 kg, e sinto dor nas pernas se fico de pé, e dor nas costas se fico sentada. Minha pele ainda está vermelha e coça em alguns pontos. Mas tenho que voltar a viver, enquanto espero a dengue passar, porque ela já me tomou 1 semana e meia de vida. Fiquei 1 semana e meia sem conseguir fazer exatamente NADA. Perdi prova na faculdade, conteúdo de disciplinas, e um feriadão de Páscoa. Sofri a ponto de chorar ao ver qualquer mosquitinho voando. No meu quarto tem repelente na tomada, e não saio de casa sem passar na pele. Mesmo estando imune a um tipo de vírus, existem mais 3 tipos zanzando por aí. E tenho pavor em pensar em pegar outra vez.

Sobrevivi à dengue. Mas sou uma adulta saudável de 25 anos. E a doença quase me matou. Mas aqui na cidade onde moro, no mesmo bairro que eu, uma criança de 11 anos morreu. Não existe comprovação de que foi a dengue, mas a questão é que a menina estava com os sintomas, foi mal atendida numa Unidade de Pronto Atendimento, foi mandada para casa, e amanheceu morta. A dengue virou uma epidemia nacional, e começou a ser tratada com leviandade. Não, a dengue não é uma gripinha que dá e passa. A dengue é uma doença forte que pode matar. Se chegamos ao ponto de uma epidemia, é porque o Brasil está um lixo. Temos que acordar e realmente acabar com esse mosquito, pois ele está acabando conosco. Cada um tem que fazer sua parte, cuidando da sua casinha e do seu terreno, não jogando lixo por aí principalmente. Mas os governos tem que fazer a parte deles também. Existe muito terreno de prefeitura por aí cheio de matagal. Enquanto os governos não acordarem, crianças continuarão morrendo por causa de um mosquitinho de merda. E nós só podemos passar repelente e rezar... porque a Dengue é devastadora.


Jakisses!

2 comentários:

  1. Olha parece o meu depoimento,meu Deus tem 9 dias que peguei esse virus.e to me coçando igual uma doida...

    ResponderExcluir
  2. Há exatamente um ano contraí o Zika Vírus que não chega nem perto da dengue. Sério mesmo, eu pensei que ia morrer. Imaginava que fosse a Chicungunya, mas não... Todos esses sintomas devastadores citados acima eu tive. Na mesma ordem. Só não vomitei porque me segurei muito e pedi muitíssimo a Deus para nao vomitar. Minha mossa, a água fica com gosto amargo terrível. A pessoa só bebe pra não morrer, mas é aterrador, até os alimentos doces ficam amargos... Tenho 29 anos, uma adulta saudável, mas que quase morre por causa desse arbovirus, que deveria ser chamado DEMOVIRUS. Essa doença só pode ser obra do capiroto, pois veio para devastar milhões de uma só vez...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

D1U de prata: Minha experiência

Hey ho, Pitchuletes amadinhas! Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o DIU de prata. Na última postagem eu contei para vocês como foi a mi...