terça-feira, 19 de julho de 2011

28 Dúvidas sobre Menstruação

-->
Está no sangue






1. O que é menstruação?
Quando a mulher não engravida, o organismo expele o óvulo que estava no útero e não foi fecundado. Com ele, vai o endométrio, a camada que reveste o útero.



2. Quanto sangue uma garota perde durante a menstruação?
Os médicos calculam uma média de 80 ml, menos da metade de um copo de requeijão.



3. O sangue da menstruação é sempre vermelho?
Nos dias em que o fluxo é menor, o sangue fica marrom como borra de café; quando aumenta, pode adquirir um tom vermelho-vivo. E, nos dias em que o fluxo é muito intenso e sai em forma de pequenos coágulos, fica cor de vinho.



4. Menstruação tem cheiro?
O sangue não tem cheiro. Mas quando passa pelo canal da vagina entra em contato com bactérias e ganha um odor característico. Se ele é muito ruim, pode indicar alguma infecção.




5. Por onde sai o sangue de quem é virgem?
O hímen tem um orifício capaz de dar vazão ao sangue.





6. Posso fazer ginástica?
Pode. “O exercício libera endorfina, que funciona como um analgésico natural”, diz Márcia Gaspar Nunes, do departamento de ginecologia da Universidade Federal de São Paulo.




7. Posso transar menstruada?
Pode. Como a vagina fica lubrificada demais, a sensação de contato entre o pênis e a vagina diminui. Menstruada ou não, tem que usar camisinha.




8. Há o risco de engravidar?
“Casos assim só aparecem em livros”, diz Mara Diêgoli, da clínica ginecológica do Hospital das Clínicas de São Paulo. Isso significa que existe a possibilidade, mas ela é raríssima.




9. É verdade que, na piscina, o sangue não desce?
O que acontece é que a água, se estiver gelada, contrai os vasos, o que dificulta a vazão do sangue. Quando você sair da água, tudo volta ao normal.




10. Quem toma pílula também menstrua?
A única diferença é que quem toma pílula não expele o óvulo durante a menstruação. A quantidade de sangue e as cólicas também diminuem.





11. Tomar pílula sem intervalo interrompe a menstruação?
Sim. Se a idéia é atrasar a menstruação por causa da viagem de formatura, não há problema, mas não é para fazer isso a toda hora. “O corpo da adolescente está aprendendo a menstruar. Não é bom interromper”, avisa Iara Linhares, ginecologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.





Conte os dias no calendário


12. Qual a idade certa para ficar menstruada?
Entre 9 e 14 anos. Se, aos 14, a menina ainda não tem seios desenvolvidos ou pêlos no púbis e nas axilas, é bom investigar.



13. Quanto tempo dura o ciclo menstrual?
De 25 a 35 dias. Mas a maioria das mulheres tem ciclos de 28 dias. Conte a partir do primeiro dia da menstruação até o último dia antes de descer de novo.



14. Quando o ciclo fica regular?
De seis meses a dois anos depois da primeira menstruação.



15. É normal a menstruação atrasar muito?
Só nos dois primeiros anos após a primeira menstruação. Nessa fase, é possível ficar até 12 meses sem menstruar. Mas atraso menstrual também pode ser indício de gravidez ou de algum problema com os seus hormônios.





16. Quantos dias dura a menstruação?
De 3 a 5 dias. Pode durar um pouco mais, desde que o fluxo diminua.
75% das adolescentes sofrem de cólica. 15% delas não consegue nem ir à escola por causa da dor.





De olho nos absorventes





17. Quantos absorventes devo usar por dia?
Depende da garota. Tem gente que gosta de trocar a toda hora. Em média, o ideal é trocá-lo de três a quatro vezes por dia, mesmo nos dias de fluxo intenso. Se eles ficam encharcados e é preciso trocá-los mais de seis vezes no mesmo dia, é sinal de que há algo errado.




18. Absorvente dá alergia?
Algumas garotas sentem coceira quando usam determinado absorvente. A solução é trocar a marca até encontrar uma que não cause irritação. Se não der certo, coloque algodão entre a pele e o absorvente.



19. Menina virgem pode usar absorvente interno?
Pode. O hímen tem um orifício por onde passa o absorvente. “Mas tem que colocar com cuidado: a menina pode provocar pequenas rachaduras na pele do hímen e não perceber, porque já está sangrando”, avisa a ginecologista Mara Diêgoli. Nesses casos, Mara recomenda os absorventes internos do tipo míni ou teen. E, se a menina não consegue colocá-lo de jeito nenhum, não deve insistir: deve procurar orientação médica.



20. Posso dormir com o absorvente interno?
De jeito nenhum. Absorvente interno deve ser trocado a cada três ou quatro horas, no máximo. O sangue é um meio perfeito para a reprodução de bactérias. O risco de infecções é alto.





21. E se eu transar de absorvente interno?
Na hora da transa, o canal da vagina aumenta de tamanho (de 7 cm para 10 cm). Se o garoto não perceber o absorvente (o o.b. ocupa cerca de 5 cm da vagina), vai empurrá-lo para dentro e pode até machucar. Por isso, mesmo que o amasso esteja quente, peça licença, vá ao banheiro e tire o absorvente.




22. E se o fiozinho ficar preso lá dentro?
Lave as mãos, lubrifique o polegar e o indicador com vaselina e introduza-os na vagina. Se não conseguir retirá-lo, tem que ir ao médico.



23. O que acontece se alguém esquecê-lo na vagina?
As bactérias da flora vaginal vão se reproduzir loucamente. O primeiro sinal é um cheiro ruim. Em seguida, dores e febre. Se mesmo assim a menina não se ligar, a infecção pode se espalhar pelo corpo todo e até causar a morte.




Dias de fúria



24. Cólica é igual a TPM?
Não. A menina tem cólica quando já está menstruada. Os sintomas da TPM aparecem até 15 dias antes da menstruação e desaparecem, como mágica, assim que ela desce.





25. Existe alguma receita caseira para combater a cólica?
“Chás quentes ou bolsas de água quente podem ajudar”, explica Márcia Gaspar Nunes, ginecologista. Mas, se quiser combater a causa do problema, tem que tomar remédios. Os mais indicados são antiinflamatórios não-hormonais (como o Ponstan) ou antiespasmódicos (como Buscopan e Atroveran). “Evite medicamentos com ácido acetilsalicílico (como Aspirina), que aumentam o fluxo sangüíneo”, acrescenta Cláudia.




26. Só adolescente tem cólica?
Não. Mas elas costumam ser mais freqüentes e intensas durante a adolescência até os 25 anos.






27. Menstruação dá diarréia?
Algumas meninas podem ter diarréia na menstruação. O útero libera uma substância chamada prostaglandina, que provoca contrações musculares – por isso a cólica – e também pode alterar o trânsito intestinal.






28. Como saber se eu tenho tensão pré-menstrual?
Se essas mudanças de humor, irritação ou depressão só aparecem dias antes da menstruação e desaparecem no dia em que você fica menstruada, pode ser TPM. Inchaço e dor nos seios, dor de cabeça, inchaço na barriga e uma vontade louca de comer doces também são sintomas. Na adolescência, a TPM é menos freqüente que em mulheres adultas. Uma pesquisa do Hospital das Clínicas de São Paulo apontou que apenas 2,9% das meninas entre 10 e 19 anos sentiam a TPM em sua forma mais intensa. 48,3% não tinham nenhum sintoma do problema.








4 maneiras de lidar com a TPM






1. Vá dar um rolê de bike, caminhar no parque ou suar na aula de aerofunk. Exercícios reduzem a tensão, a depressão e melhoram a auto-estima.


2. Evite café ou refrigerantes do tipo “cola”. A cafeína é um estimulante e pode piorar a TPM.


3. Tente ingerir menos sal, para reduzir a retenção de líquidos. E consuma alimentos que ajudam o organismo a eliminar água, como morangos, melancia, alcachofra, aspargo, salsa e agrião.


4. Procure comer alimentos ricos em vitamina B6 (soja, melão, arroz integral, ovos, aveia, amendoim e nozes), vitamina E (soja, óleos vegetais, nozes, couve-de-bruxelas, verduras, cereais integrais e ovos) e magnésio (figo, amêndoas, vegetais verde-escuros, banana e frutos do mar). Eles ajudam a aliviar os sintomas da TPM.

19 comentários:

  1. adorei o site me deu bastante informações tenhu 14 anos e sofro muito com colica e minha mestruação vem d+ mais não fui no medico o que vcs acham ?

    ResponderExcluir
  2. posso passear anoite com um companheiro mesmo com colica?

    ResponderExcluir
  3. Claro que pode, mas tome cuidado com a friagem. Ela piora a colica.

    ResponderExcluir
  4. Quando a mulher esta mestruada pode comer ovos?

    ResponderExcluir
  5. oi quero fazer uma pergunta depois que uma garota tem a sua primera cólica quantos dias demora para desses aquilo? kk bj..

    ResponderExcluir
  6. e verdade que quando a mulher esta mestruada e come ovo o sangue fica com mal cheiro?

    ResponderExcluir
  7. Eu fico muito estresada quando estou menstruada ee normal ficar 7 dias menstruada

    ResponderExcluir
  8. O q acontece com uma jovem de 19 sem ter relacao fik sem mestruar p 2 meses e sua vagina cocar bastante criando bolinhas? Muito preocupada .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, vc está com crista de galo, uma doença serialmente transmissível.

      Excluir
  9. E normal a mestruaçao vim duas vezes no mes?

    ResponderExcluir
  10. Quando a vagina esta coçando e irritada mas eu nao tenho nem um sinal de colica a mestruacao vai vir logo tenho10 anos e tenho todos os sintomas da mestruacao vai demorar descer? ?

    ResponderExcluir
  11. Para mim veio 1 semana certinho de tpm isso é normal ?? So que veio de mais ate o 4 dia datpm.

    ResponderExcluir
  12. Tenho 15 pra 16 anos e tenho relações sexuais é Normal o sangue da minha menstruação sair Rosa claro?

    ResponderExcluir
  13. Fico 8 dias mestruada e normal alguem mim responde por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosy, também sofro disso. Rsrs
      Tenho 15 anos e devido a minha pouca idade achei que ficar 8 dias menstruada era um problema, mas graças a Deus fui a minha médica e ela me disse que era super normal uma pessoa ficar uma semana menstruada. Então nao se preocupe, rs
      Abraços

      Excluir
  14. Fico 8 dias mestruada e normal alguem mim responde por favor

    ResponderExcluir
  15. mim não responde! mim ser indio mal.

    ResponderExcluir
  16. É normal ficar menstruada até 7 dias. Se a sua menstruação for muito abundante ou demorar muitos dias para terminar, procure um ginecologista pois você pode ter cistos nos ovários. A pílula anticoncepcional resolve: ela equilibra os hormônios, diminui o fluxo menstrual pra 3 dias, e ACABA com as cólicas.

    A alimentação pode influenciar na flora bacteriana vaginal, o que altera o odor do sangue menstrual, mas isso não é nada grave. Então podem comer normalmente meninas. Só tomem cuidado com coisas geladas e com a friagem, pois pode dar cólica.

    Jakisses!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

D1U de prata: Minha experiência

Hey ho, Pitchuletes amadinhas! Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o DIU de prata. Na última postagem eu contei para vocês como foi a mi...