terça-feira, 12 de outubro de 2010

O preço que todo mundo PAGA pelo Amor

Quantas vezes você já ouviu de amigas que, desde que começou a namorar, anda meio sumida? Apaixonar-se por outra pessoa pode custar a perda de dois amigos próximos, diz uma pesquisa feita pelo Instituto de Antropologia Cognitiva e Evolucionária da Universidade de Oxford, na Inglaterra. As informações são do jornal "The Guardian".

De acordo com o estudo, liderado pelo professor Robin Dunbar, entrar em um relacionamento faz com que o casal tenha um círculo menor de amigos. Mas não são só as mulheres que se afastam das amizades, eles também seguem o mesmo caminho.

O objetivo do estudo era investigar como dividimos as horas e, com isso, acabou chegando à conclusão de que os relacionamentos com a família e amigos são prejudicados quando se inicia um namoro.

Foram classificados cinco tipos de relacionamentos em um questionário respondido pela internet. Participaram da pesquisa 428 mulheres e 112 homens. Deles, os que estavam namorando apresentaram apenas quatro tipos de relações diferentes, o que surpreendeu os estudiosos.

"Se você não encontra as pessoas, seu compromisso emocional com elas acaba. Acredito que toda a atenção destas pessoas esteja focada no parceiro romântico e, com isso, você não vê mais os demais com quem tinha afinidade, e os relacionamentos começam a se deteriorar", diz Dunbar.

A equipe também avaliou como homens e mulheres mantêm amizades em redes sociais, como o Facebook. As mulheres têm mais amizade com pessoas que veem todos os dias, dizem. Já com os homens, o que chama a atenção é reunir a maior quantidade de amigos possível, mesmo que nem os conheça efetivamente.

"Eles parecem estar em uma espécie de competição para ver quem tem mais amigos, o que pode ser visto como uma forma de publicidade", acredita Dunbar. Ainda de acordo com ele, as mulheres dizem avaliar a "qualidade" deles pelo número de garotas que os seguem. "Ter várias mulheres como amigas no Facebook pode ser uma boa ideia", acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

D1U de prata: Minha experiência

Hey ho, Pitchuletes amadinhas! Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o DIU de prata. Na última postagem eu contei para vocês como foi a mi...