SEMANA DA MULHER: Sobrancelha - Saiba como tirar perfeitamente

Marcadores:
Pode parecer uma tarefa simples, mas não é. Tirar a sobrancelha requer mão firme, atenção às medidas do rosto e senso estético. Na hora de aparar os fios, um erro pode comprometer seriamente a beleza. O Bolsa de Mulher adianta: sobrancelhas muito finas estão fora de moda. Para quem tem falhas ou poucos pelos, a micropigmentação é a grande pedida. E fazer a depilação a cada 20 dias é o período recomendado pelos especialistas. O custo varia de R$ 40, em média, para a depilação comum, a R$ 450, para a micropigmentação.


Depilação caseira

Para quem prefere fazer as sobrancelhas em casa, uma dica que pode dar mais segurança é passar um lápis no limite dos pelos que deseja manter. Depois, deve-se observar se as duas estão simétricas. Em seguida, é só retirar com a pinça os fios que estão fora da linha desenhada. Cuidado para não exagerar, procure sempre deixar o aspecto o mais natural possível. As orientações são da linergista Lu Rodrigues, diretora de um dos centros de beleza mais procurados do sul do país, o Lu Makeup.

A especialista alerta: o hábito de fazer as sobrancelhas pode interromper o ciclo de vida dos pelos, que param de crescer com o tempo. O ideal é procurar um especialista. A esteticista Ana Lúcia Santos, diretora da clínica A New Woman, de São Paulo, reforça: "Sobrancelhas grossas e arqueadas como as da Juliana Paes estão na moda". Ela recomenda que, ao procurar um salão, a cliente opte por um profissional qualificado. "É importante que se use um paquímetro para definir o tamanho", diz.

Pinça, linha, cera ou laser?

Ana crê que a pinça seja o instrumento mais adequado para a retirada dos pelos. O laser não é indicado, pois há o risco de se eliminarem fios que não deveriam ser retirados e, além disso, impede uma precisão maior. Já a cera pode causar a pitose, flacidez da pele local.

Na contramão de grande parte dos profissionais de beleza, Janete Miranda, designer de sobrancelhas do Walter's Coiffeur (unidade Barra Shopping, no Rio), acredita que o uso da cera não causa flacidez. "Mas é importante que o trabalho seja feito por especialista que entenda de musculatura e tecido facial", pondera. No final das contas, entretanto, a pinça acaba sendo o instrumento mais utilizado. "A pessoa que usa cera acaba tendo que retocar com pinça", arremata. Além desses dois itens, a linha (depilação iraquiana) também vem ganhando adeptas.

Pigmentação

Quanto à cor, Lu Rodrigues explica que não se deve imitar o tom dos cabelos, já que os pelos do corpo têm outra pigmentação. "O critério utilizado pela nossa empresa é analisar os tons da pele e dos cílios. Por exemplo, uma mulher loira não deverá passar uma tintura clara em suas sobrancelhas, caso contrário o rosto poderá ficar apagado. Nesse caso, se utiliza um castanho natural ou médio para dar um ‘up' na face", diz.

O especialista em coloração Marcos Coraza, do Gilberto Cabeleireiros, salão badalado dos Jardins, em São Paulo, recomenda fazer a sobrancelha antes de partir para o tingimento. Assim não se corre o risco de tingir os pelos indesejados nem a pele. E o que fazer se a tintura da sobrancelha não agradar (ficar avermelhada, por exemplo)? Marcos sugere: "Corrija com o número 7 de tintura, loiro médio, que tem bastante pigmento cinza e vai matar a cor indesejada".

Tem conserto!

Se você errou a mão na hora tirar os fios, a solução é esperar. Segundo Marcos, a sobrancelha cresce cerca de 2 mm ao mês. Disfarçar com lápis ou sombra marrons, essa última usada com pincel fino, é uma alternativa. Cuidado para não marcar demais. Procure um dermatologista e peça informação sobre os géis com testosterona, que estimulam o crescimento de pelos.

Tipos de olhos

De acordo com a designer Fátima Bahia, da clínica Longevitá, se seus olhos são grandes você precisa de sobrancelhas fortes. Não depile muito, caso contrário os olhos parecerão ainda maiores. Para olhos amendoados, devem-se evitar sobrancelhas redondas e optar por um formato anguloso ou ligeiramente anguloso. Se o nariz for proeminente, há que se salientar a beleza das sobrancelhas, reforçando seu próprio formato e depilando no meio delas, acima do nariz, porque o afastamento cria um efeito óptico que diminui o tamanho dele. A mesma dica serve para os olhos próximos: retirar o excesso no meio faz com quem pareçam mais afastados. Seguindo o raciocínio, quem tem os olhos muito afastados deve evitar depilar em demasia no meio.

Adeus às falhas

Premiada em 2008 pela American Academy of Micropigmentation, Fátima Bahia patenteou a micropigmentação feita através da técnica milimétrica fio a fio, indicada para casos de falhas simples e ausência total de pelos, comum nos idosos. Nessa técnica, a sobrancelha é redesenhada, fio por fio, o que dá um aspecto muito mais natural. Além de não agredir a pele, a pigmentação dura mais de dois anos. "Não há sangramento e o resultado pode ser visto na mesma hora", diz Fátima, acrescentando que o preço depende da análise de cada caso.

Janete Miranda, do Walter's, esclarece que a micropigmentação é algo semelhante à tatuagem. O equipamento usado, chamado dermógrafo, possui agulhas que fazem, através de pequenos pontos, risquinhos onde a pessoa tem falha ou até cicatrizes.

Lu Rodrigues também aposta nessa alternativa em substituição à maquiagem definitiva. "É preciso fazer uma avaliação do rosto de cada cliente a fim de verificar qual modelo ficará mais harmonioso e natural", reforça a especialista, que esteve recentemente no Mundial de Beleza em Paris para conferir o que há de melhor no setor. Ao optar pela técnica, recomenda-se procurar um profissional com nome no mercado e certificação. "É importante ver trabalhos desses profissionais, com antes e depois. É preciso ter bastante atenção porque, em se tratando de sobrancelhas, existem pontos e traços que podem mudar completamente o rosto. Todo cuidado é pouco", afirma Lu, que já fez especialização na Alemanha.

Dicas:
Rosto redondo - angulosa
Rosto quadrado - angulosa com insistência no chapéu
Rosto triangular - redonda
Rosto diamante, octogonal, em formato coração - angulosa ou curvada
Rosto oval - ligeiramente angulosa.

A minha é angulosa, bem fina nas pontas... bendito visagismo *-*
Jakisses!!!
  1. Ridiсulous quest therе. What happеnеd after?
    Take care!

    Μy blog Click the following internet Site
    Also see my page > V2 cigs

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...