sábado, 21 de novembro de 2009

ANÁLISE CRÍTICA DO FILME LUA NOVA

MEGA POST!!!

Dia 19/11/2009 eu assisti o filme LUA NOVA (adaptação do livro de Sthephenie Meyer, New Moon). Simplesmente, eu esperei por esse filme o ano todo, contando cada santo dia, e ontem finalmente me sentei na cadeira do cinema para ver. Como uma fã que leu OS 4 LIIIIVROS, acho que tenho direito de contar o que eu achei do filme. Quem ainda não assistiu e não gosta de Spoiller, por favor, não leia o post que se segue:
O filme Lua Nova tem um aspecto excelente, os efeitos especiais são muito caprichados, a maquiagem dos personagens está mesmo muito boa, sem contar a armonia das cores. Ele é o que eu posso chamar de um "bom filme". Não posso resistir, li o livro mais de 5 vezes, e reparei entre falhas e mudanças nas cenas, algumas informações que faltaram pra quem não leu antes de assistir. Vamos ao lado negativo do filme:

(Eu e meu Jacob!!! Ficamos lindos juntos né? rsrs)



FORKS

Bem, todos sabemos que Forks é uma cidade CHUVOSA. Qual é, só teve UMA ÚNICA cena de chuva. Parecia mais uma cidade de um constante INVERNO do que uma cidade de chuva (péssima adaptação hein diretor Criz).



BELLA

Eu realmente acho que Kristen Stewart é a melhor Bella que poderiam ter escolhido pra fazer a série de filmes. Mas, sinceramente, neste filme ele está muito morta. Tipo, a Bella do livro é BEEM mais dinâmica, ela demonstra uma felicidade enorme por estar com Jacob, e no filme ele estava com a mesma cara inexpressiva. E onde tá a dor por ter perdido Edward? Cara, a cena mais triste do livro não me emocionou nenhum um pouco no cinema. E quando Jacob manda ela ir embora, o rosto dela deveria ter uma expressão de cortar o coração... mas no filme -> N-A-D-A... a mesma expressão normal de sempre. Ah, sem contar que no livro Bella é bem mais estressada, briga feio quando quer... mas no filme ela está completamente passiva... Ela não conseguiu passar para a gente a dor que ela estava sentindo. No livro, você sente o buraco no peito dela.. no filme, você nem sabe que o buraco existe.




MOTOS

Pra começar, A MOTO DA BELLA NO LIVRO É VERMEEEEELHA, não prata como no filme. Segunda coisa, que papagaiada foi aquela de Bella andar de moto com os carinhas de Port Angeles? Tipo, até parece que o carinha ia deixar ela ir embora depois dela ter subido na garupa. Achei essa cena no livro beeem melhor, onde ela apenas se aproxima do rapaz ( que não deveria ser aquele velho gordo loiro, e sim um baixinho moreno).




EMBRY E QUIL

Os amigos de Jacob tem pouquíssimas cenas. Faltou informações essenciais pra quem não leu o livro. Tipo, Embry se transforma em lobo... até aí tudo bem. Mas não mostrou o Quil desesperado com medo de virar também. Quem não leu o livro (e não sabe contar) acha que o Quil também virou lobo (porque é isso que dá a impressão de ter acontecido).




BILLY BLACK

Peeeeeeera!!! Aquilo eu não posso nem chamar de cena, pra mim foi um FLASH!!! Tão rápido! Billy tem uma única frase no filme: "Jacob não está!". E puf, nada mais de Billy Black. Parece até que nem compraram uma cadeira de rodas pra caracterização do personagem, porque só mostra a cara dele por míseros... 5 segundos no máximo. (No livro ele tem bem mais destaque... e quem não leu nem sabe que o Billy é pai do Jacob... aff).





EMILY, SAM, JARED E PAUL
Claro, claaaaro que eles iam deixar a desejar o caso Emily-Sam. Além da cena na casa da Emily ter sido uma miséria, não ficou claro que quem deixou a cicatriz no rosto dela foi o Sam. Bem, Jacob explicou depois que foi ele, mas quem não leu o livro vai entender o que de "Ele ficou irritado e ela estava perto demais"... FALTA DE INFORMAÇÃO... cadê a explicação "lobisomens são instáveis... eles se descontrolam facilmente e viram lobos, podendo machucar quem está próximo". Aaaah, e alguém sabe dizer quem é o Paul e quem é o Jared? Jared teve pouquíssimos closes, nem deu pra vê-lo direito. E o Paul, depois daquela discussão com a Bella só tem uma última fala "Desculpe"? Ah, e a transformação dos lobos não é tão boa, eles nem tremem tanto quanto descreve no livro. Na verdade, nem vi eles tremerem... ¬¬





ALEC

Gostei muito dos Volturi, mas coitado do Alec. Quando Jane entra na sala, ele tem uma única fala "Te mandaram trazer um e você me traz dois e meio?". Mas tipo, EU NÃO VI A CARA DO ALEC!!! Alguém viu o rosto dele? Porque eu só vi o queixo e a estatura dele de longe. O ator deve estar nervoso viu.... eu ficaria, porque num dá nem pra saber quem é ele (se eu não tivesse visto os stills antes...).



HEIDI

Também não vi a cara dela. A cena foi só um vulto vestido de vermelho passando. Num deram nem um único close nela, não deu pra ver os olhos cor de rosa dela por colocar lentes azuis em cima dos olhos vermelhos. Que falta de consideração com a gente!!!




VICTÓRIA

Bom, o livro Lua Nova é contado na 1ª pessoa do singular (EU) por Bella Swan. A visão do livro é limitada, porque só vemos o que a pessoa que conta a história vê. Mas quando se adapta o livro pra fazer um filme, o roterista tem a liberdade de expandir alguns horizontes pra dar mais emoção à história. No livro, Victória nem aparece, mas eu realmente esperava que ela tivesse um pouquinho mais que fazer no filme, que o diretor soubesse explorar o lado mais obscuro da história. MAS ELA SÓ CORREU. TIPO, ELA NÃO ABRIU A BOCA. Pagaram quanto pra essa coitada?



AMIGOS DE BELLA

Eles se resumem em Angela, Eric, Mike e Jessica. Bom, esse ERRO ENORME vem desde Crepúsculo. Angela deveria namorar um mocinho chamado BEN!!! E deveria ter uma Lauren na história que odeia a Bella. Mas nada feito, insistem em por a Angela namorando o Eric... mesma coisa de eu trocar os casais e colocar Alice namorando Emett... é fugir do enredo... ¬¬



LEAH E SETH

No livro eles aparecem bem pouco. Eu imaginei que eles não apareceriam no filme. Mas putz, o que o interprete de Seth, Booboo Stewart, foi fazer na Premiere de Lua Nova se ele não faz parte do elenco???



JACOB
Tá aí o que me deixou mais IRADA!!! O MEEEEEU JACOB, o meu lobito foi um coadjuvante num filme onde ELE ERA PRA SER O PRINCIPAL. Isso foi um crime pra mim... praticamente o Edward aparece mais que ele. Pularam a fase de transformação dele, não explicaram porque ele cortou o cabelo ( e no livro diz que é porque quanto mais cabeludo, mais peludo ele fica quando vira lobo)... ou seja, FALTA DE INFORMAÇÃO de novo. E tipo, ele não falou que os vampiros fedem!!! A Alice comentou que o Jacob tem cheiro de cachorro molhado, mas o Jacob não disse que o cheiro dos vampiros é enjoativo e doce demais que até arde as narinas. E eu achei que o Jacob tava muito à vontade perto da Alice, pra quem não suporta o cheiro dela. Ele até pois o cabeção dentro do carro dela!!! A gente não viu a Bella sofrer por causa do Jacob. Simplesmente, não dá pra ver no filme que eles ficaram pra mais de semanas separados... que ela correu atrás dele que nem um cão atrás do osso... que ela sentiu uma falta estrondosa dele. Como uma TEAM JACOB de coração, fiquei muito magoada. Ele nem contou que costumava correr em volta da casa dela à noite só pra saber que ela estava bem. E, desde quando o Jacob sabe o nome da Victória? No filme ele diz "a vampira ruiva será a proxima a morrer", e Bella diz "Victória?" e ele nem assusta... continua falando como se já soubesse o nome dela. Nem fica indignado quando a Bella diz que Victória quer matá-la, age como se ele já soubesse de tudo. Ele também não pergunta sobre a cicatriz no braço dela. E a minha famosa frase "Quem tem medo do lobo mal"? Cadê? Fiquei sem? aaaaaaaaaaff!!!!



CULLENS
Eles apareceram muuuuito pouco. Claro que no livro também se dá assim, só que mais uma vez eu confiei na habilidade do roteirista de expandir os horizontes, talvez mostrá-los na casa de Tanya no Alasca. Mas nada feito. Só não digo que eles foram os que menos apareceram, porque Alec dos Volturi ganha de todo mundo, visto que só apareceu o queixo do muleque no filme.



SONHOS DE BELLA

Em toda a saga Twilight, as coisas se revelam nos sonhos de Bella. O filme Lua Nova simplesmente cortou toooodos os sonhos. O pessoal via ela gritar a noite e não sabia que pesadelo ela estava tendo. Não eram monstros, nem nada assim... ela gritava por causa do vazio. No sonho ela se encontrava sozinha no bosque escuro e solitário. Mas o filme passou por alto resumindo as revelações dos mistérios através dos sonhos em simples gritos no meio da noite...



FINAL DO FILME

Que final foi aquele? "Case-se comigo Bella" e THE END? Que cortada idiota!!! Cadê aquela cena cômica do quarto onde a Bella diz que odeia casamento, o Edward diz que tem até aliança e ela grita "Não! Nada de alianças!"? Criz, oooo diretor, concluiu o filme muito mal concluído. Era pra acabar com a Bella dizendo "Vou ver Jacob sorrir de novo, em breve!" Era pro fim ser emocionante, triste por causa do Jacob. AAAALOOOW!!! JACOB ESTÁ SOFRENDOOO!!! Alguém se lembra disso? Falei, a essência do filme foi perdida! Se o Criz quis deixar espectativa pro Eclipse, se ferrou, porque achamos o final um lixo.



ROTEIRO

A roteirista desse filme é uma TAPADA!!! Ela resumiu demais o filme. Cortou muita coisa que era essencial. A doença de estomago que dá na galera, por exemplo, era uma ótima desculpa pro Jacob sumir... mas ela decidiu cortar. E pra que aquele apanhador de sonhos, meu Deus? Além de não servir pra nada, foi uma tamanha tosquisse. Fiquei indignada que não teve a cena do Charlie conversando com a Alice falando sobre o sofrimento da Bella, sobre como Jacob fez bem a ela. Pra mim, a roteista, o diretor e o editor do filme puxaram uma TREMENDA SARDINHA pro Edward. A gente não viu o quanto ele fez Bella sofrer, quanto mal ele fez a ela... e também não vimos como Jacob a suturava emocionalmente. Era para Jacob nos emocionar, não ser mais um personagem do filme. O filme perdeu a essência... e pra quem não leu o livro, ficou sem pé nem cabeça. Parabéns!!! (ironia modo/on)


TRILHA SONORA

Nisso Crepúsculo ganhou! Amei a trilha sonora do primeiro filme, mas a trilha do Lua Nova foi uma MERD... PORCARIA!!! As músicas não combinavam com as cenas. Isso estragou o clima do filme. Trilha sonora nota ZERO!!!



PONTOS POSITIVOS DO FILME

O Charlie arrasou, sério mesmo. Me emocionou a preocupação dele com a Bella quando escutava ela gritar. Deu muita dó dele. O Emett também tá perfeito. Em Crepúsculo ele não era tão ativo, mas no Lua Nova ele tá bem EEEEMETT mesmo, muito engraçado. A-M-E-I! E o Jasper??? Tá muito lindo, amei aquele tom sombrio nele. Sem contar que F-I-N-A-L-M-E-N-T-E citaram o poder dele de mexer com as emoções das pessoas. Mas ainda acho que o pessoal que não leu o livro não entendeu o poder do Jasper.

Os Volturi também estão perfeito. O Aro, super cínico, a Jane perfeita, como sempre imaginei. Marcus e Caius também, super perfeitos. O Edward também está lindo, bem mais bonito que em Crepúsculo.

Agora, MEEEU JACOB sem explicação. O cara é lindo demais. Ele teria arrazado no filme, se não tivessem dado tão pouca importancia pra ele. Ui, e que músculos, que rostinho lindo, que jeitinho doce, que sorriso de sol... *-*



Ah, amei o jeito que o Harry morreu. Victória pegou ele pelo pescoço e ele teve um ataque cardíaco pelo susto antes de o lobo Jake salvá-lo. Foi muito bem feito. Também gostei da cena do Cristo Redentor atrás do Edward, muito bem caracterizada, e a expressão de dor no rosto dele na hora que ele pensa que a Bella morreu (o Robert é bem melhor ator que a Kristen, FATO!)




CONCLUSÃO


O filme é bom! Sim, é ótimo. É um filme bonito, legal de se assistir, mas na minha opinião ele deixou muito a desejar. Quem só assistiu Crepúsculo mas não leu os livros não tem as informações que cortaram no filme, e pra tal pessoa tem coisas que ficaram sem pé nem cabeça. É triste você esperar o ano inteiro pra ver um filme e se deparar com um coisa extremamente resumida e alterada, onde a personagem principal não consegue passar o ponto chave da história que é a sua dor pra gente. Eu gostei, porque tudo que vem da saga Twilight pra mim eu assino embaixo. Mas não era tudo aquilo que eu esperei que fosse. Estou meia triste, mas valeu a pena ver meu TayJake!!!



é isso aí... ainda sou
TEAM JACOB!!! Jakisses!!!

3 comentários:

  1. Acho que essa é a quinta resenha de Lua Nova que eu leio e comento hoje, rsrs. Mas não resisto, tenho que ler todas, hehe. E ainda lerei várias outras antes de assistir, pq não vou encarar o cinema tão cedo. Não tenho paciência pra cinema lotado e montes de adolescentes histéricas.

    Se o Edward aparece mais que o Jacob eu vou gostar, rsrsrs.

    Já vi gente falando que o Edward aparece pouco, que a cena no Cristo foi péssima, que o filme foi super fiel ao livro, que a Dakota estava péssima de Jane... Ou seja, opiniões totalmente opostas às suas. Minha expectativa só está aumentando com tantas opiniões diferentes! A única coisa que todos estão concordando é com relação ao Alec, completamente inútil, coitado!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Olá! Concordo com muitas coisas do filme que você disse...mas eu simplismente adorei o filme...temos que concordar que foi bem mais fiel ao livro do que crepúsculo, mas que faltou alguma coisa...eu li o livro então eu entendi bastante...o crepúsculo foi um filme bom, mas as cenas com névoa não ficaram tão boas, apesar de forks ser assim...em lua nova as cenas foram mais bem gravadas...a maquiagem dos vampiros ficaram excelentes...quanto ao fim, eu achei que foi bom sim, ele quis deixar no ar se ela vai ou não aceitar o pedido. Acho que a contestação dela quanto as alianças e talz vai ficar pro eclipse.Quanto a trilha sonora...bem, eu não posso concordar com você, eu simplismente amei. Sua críticas foram boas mas apesar de tudo acho que Edward é o melhor pretendente pra ela. Simplismente amo ele.
    Tchau. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. ótimo comentario.. concordo com tudo :)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

D1U de prata: Minha experiência

Hey ho, Pitchuletes amadinhas! Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o DIU de prata. Na última postagem eu contei para vocês como foi a mi...