terça-feira, 1 de julho de 2014

Candidíase: Uma luta que pode ser vencida



Um dia você acorda e sente uma coceira intensa. Sente que algo não está certo, e decide olhar com um espelhinho. Se depara com sua vagina avermelhada, inchada, irritada e, provavelmente, com um corrimento branco como leite coalhado. Você nunca teve isso na vida, mas infelizmente, há 98% de chance de você estar com candidíase.




Candidíase é uma doença comum, principalmente em nós mulheres. Não é considerada uma DST, mas você pode infectar seu parceiro e ele à você através do sexo, porém ambos podem desenvolver essa infecção sem qualquer contato sexual. Diz a lenda que toda mulher terá pelo menos um episódio de candidíase ao longo de sua vida. Ela é causada pelo micro-organismo cândida albicans, que existe em nosso corpo em equilíbrio com nossa flora vaginal e intestinal. A cândida é encontrada até na boca e no estômago. Porém, quando algo não vai bem com nosso corpo, ela se desequilibra e se prolifera, causando fungos e infecção.

Por ser uma doença comum, o tratamento também é simples. Pomadas e comprimidos amenizam os sintomas, e 'curam' a infecção. O problema é quando a infecção se torna recorrente, e sempre volta poucos dias depois que o tratamento termina. O desespero toma conta, e nos sentimos condenadas a uma vida de coceira, dor e sem sexo. O grande erro, caras leitoras, é achar que podemos CURAR essa doença.

Pra começar, temos que colocar uma coisa na cabeça: NÃO EXISTE CURA. Calma, não precisa arrancar os cabelos, eu vou explicar. Tudo que você usar é paliativo: pomadas, cremes, comprimidos de fluconazol, itraconazol, cetoconazol, chás e banhos de assento. Essas coisas só servem para te ajudar a eliminar o excesso de fungo no seu corpo e amenizar os sintomas, mas quem reequilibra e controla a cândida é o seu organismo. A cândida se aproveita do seu sistema imunológico fraco e se prolifera. Por isso, para vencer essa luta, você tem que cuidar de você mesma. Para isso, vou indicar alguns passos para te ajudar nessa guerra, mas passos simples que não são difíceis de seguir:

PS: Isso não se aplica a mulheres que tem um sério problema de imunidade. A causa da candidíase recorrente deve ser investigada profundamente, incluindo exames de sangue, pois diabetes e até mesmo o HIV podem estar por trás dessas infecções. Porém, isso envolve apenas 10% dos casos. 

1º - Tristeza e Desespero

A candidíase se alimenta das suas lágrimas. Não ria, é sério. Quando a candidíase retorna, e você fica destruída, e o desespero e a tristeza geram estresse. Isso faz com que seu já abalado sistema imunológico piore. A candidíase voltou, mas não é uma doença séria, não vai te matar, e tem solução. Não chore, seja forte e tente se acalmar.

2º - Alimentação

Não adianta se entupir de pomadas se você não colaborar com seu organismo para vencer a infecção. Como comentei anteriormente, os remédios ajudam a eliminar os fungos do corpo, mas quem vai reequilibrar a cândida safada é seu organismo. Se a candidíase apareceu, é porque ele não está bem. Por isso, coma direito: frutas, verduras, grelhados, refeições de 3 em 3 horas e coma devagar. É importante também tomar MUUUUUITA ÁGUA. Dois litros por dia pelo menos, e faça bastante xixi, que limpa os rins e as bactérias ruins da bexiga, o que pode ajudar caso você esteja com dor na uretra por causa da candidíase também.

Quanto aos doces, muitos afirmam que ao fungo se alimenta de açúcar e carboidratos, incluindo pão, macarrão, biscoitos, etc. Vi pessoas dizendo que cortaram tudo que fosse carboidrato da alimentação, mas sinceramente, não é pra tanto. Se você não está, tipo, há uns 3 anos com candidíase e precisa seriamente desintoxicar o organismo, relaxe. Aconselho a equilibrar sim sua dieta. Mas pode comer um docinho uma vez por semana, comer um macarrãozinho no domingo e um pão no café da manhã. Desde que você se alimente bem e inclua legumes, verduras e frutas na sua dieta, não há problema algum em comer carboidrato equilibradamente. Acredito que cortar as delícias da sua vida só vai contribuir para a tristeza, o que não vai ajudar no tratamento. Além disso, é muito difícil seguir a risca essas dietas para candidíase que você encontra na internet, e a tentativa só vai desgastar você. O objetivo é fortalecer o sistema imunológico. Uma alimentação equilibrada já vai fazer isso.

3º - Vitamina C, Yakult e Iogurte Natural

Vi muitas mulheres afirmarem na internet que Yakult tem lactobacilos, mas também tem açúcar demais então não adianta usá-lo para combater a candidíase, e que é melhor optar pelo iogurte natural que ele sim tem lactobacilos. Sinceramente, fui atrás de iogurte natural nos supermercados e nenhum deles afirmava em seus rótulos ter lactobacilos vivos como no Yakult. Não sei se sou leiga demais em nutrição, mas pra eu acreditar que o negócio tem os lactobacilos que eu preciso, tem que estar escrito, ok! Vi que algumas pessoas aconselharam a fazer iogurte em casa a partir do leite, mas achei muito difícil e desnecessário. Então minha conclusão é a seguinte:

- pode incluir o iogurte natural na dieta, ele é azedo mas é excelente para o intestino, um dos grandes responsáveis pela nossa nutrição e absorção de nutrientes, que uma pessoa com infecção precisa;
- tá escrito no rótulo que tem lactobacilos vivos, então tocha o Yakult pra dentro, porque os lactobacilos equilibram tanto a flora intestinal quanto a vaginal.... e o açúcar, que se dane... vai te fazer bem, tome pelo menos um frasquinho por dia SEMPRE (tem mulheres que até mesmo inserem Yakult na vagina, eu não tentei, mas se você quiser tentar dizem que ajuda a amenizar  a coceira);

Quanto à vitamina C, ela ajuda a melhorar a resistência, o que vai contribuir para o fortalecimento da sua imunidade. Compre daquelas efervescentes, e tome uma dose por dia. Associando a vitamina C com o Yakult, você estará dando a munição que seu organismo precisa para colocar a dona cândida no lugar dela, bem quietinha e controlada no organismo. 

A vitamina C é barata, popular e super necessitada pelo corpo, mas você pode associar outros polivitamínicos também, de sua preferência. Vitamina é bem vinda sempre.

4º - Higiene

Isso é de praxe. Não que uma menina que tem candidíase seja porca, mas é preciso uns cuidados a mais quando desenvolvemos essa infecção. Usar calcinhas de algodão SEMPRE (deixem as de seda e renda pra noites de amor e exibição momentânea). Lavar bem as calcinhas, e secar ao sol. Antes de usar, passe elas com ferro para matar as possíveis bactérias que ainda possam estar nela. Mas não vai vestir ela quente, hein! Espere esfriar, pra não abafar sua genitália. 

Quando usar o banheiro, limpe de frente para trás, e não esfregue o papel para não irritar a pele. Pressione delicadamente. Quando tomar banho, lave bem tirando todo o excesso de secreção vaginal, de preferência com sabonete neutro ou infantil. Os sabonetes íntimos tipo Dermacyd possuem muito perfume e talvez agridam ainda mais a mucosa da sua vagina, então eu prefiro evitar embora digam que ele ajuda.

Tente dormir sem calcinha. Se estiver frio, compre uma calça comprida leve e larguinha para não encostar na sua genitália enquanto dorme. No calor, durma de camisetões ou camisolas, permitindo uma ventilação direta na vagina.

Nunca use protetores diários, tipo Carefree. Absorventes, prefira os externos daqueles que a gente cola na calcinha, pois os internos podem contribuir para infecções. Além disso, use absorventes somente quando o fluxo menstrual estiver muito intenso. Nos últimos dias da menstruação, que fica saindo só uma borrinha, opte por não usar mais absorvente e deixar manchar a calcinha mesmo. Eu sei que a mancha não sai fácil, mas separe umas calcinhas mais velhinhas especialmente para esses dias. O fluxo é tão pequeno que não vai passar da calcinha, e a diminuição do uso do absorvente vai permitir melhor ventilação da sua vagina.


5º - Consultar o ginecologista e seguir à risca o tratamento

Sim, isso mesmo. O tratamento com pomadas e comprimidos vai eliminar os fungos existentes na sua vagina. Esse tratamento não garante que a candidíase não vai voltar, mas você precisa dele pra aliviar os sintomas e acabar com o corrimento enquanto luta para melhorar sua imunidade. É seu organismo que vai equilibrar a cândida novamente.O ginecologista, geralmente, não explica isso. Prescreve o tratamento paliativo achando que foi só um momento de desequilíbrio que vai passar. Mas você tem que entender que só a pomada e o comprimido não são suficientes. É preciso melhorar sua saúde, porque isso sim vai equilibrar seu corpo novamente. E nada de parar os tratamentos na metade, pois realmente isso pode fortalecer o fungo. Siga à risca até o final.


6º - Exercícios Físicos

Uma das causas da candidíase é a obesidade. Cuidar do corpo inclui mantê-lo em movimento. Se exercitar desestressa, e contribui muito para o fortalecimento da imunidade. Não precisa fazer nada pesado, como musculação. Uma caminhada de meia hora todos os dias já garante uma melhora enorme. Pular corda, fazer ioga, alongamentos, coisas simples e eficazes. Sei que quando estamos com a coceira da candidíase, é muito ruim se exercitar. Parece que assa a gente, e arde e coça ainda mais. Mas isso é por causa do atrito e do possível suor. Você tem que ser forte e se exercitar mesmo assim. Quando chegar da caminhada, é só tomar um bom banho e relaxar, que a ardência passará.


7º - Banhos de assento, alho, limão, bicarbonato de sódio e chás

E toda a coletânea sobre cura natural da candidíase? É válida também. Como eu disse, tudo é paliativo, mas quem cura mesmo a candidíase é nosso próprio organismo que precisa se reequilibrar. 

Os banhos de assento são bons para aliviar ardência e coceira quando não temos acesso às pomadas, por exemplo. Mas se você não se alimentar direito e se exercitar, eles não vão adiantar nada. Assim também acontece com os chás e o uso do bicarbonato de sódio e limão. Eles são bons e ajudam, mas não adianta se entupir de chá de orégano e enfiar limão na vagina, se você não nutrir seu corpo com vitaminas e alimentação correta. 

O alho é legal, porque ele realmente é muito rico quando o assunto é nutrição. Porém, é muito difícil consumi-lo cru. Tentei engolir ele cru, e me deu uma azia danada. Nem tente as cápsulas de alho, elas não ajudam em nada e não tem a mesma eficácia do alho natural. Uma dica legal é colocá-lo cru e amassado nas saladas. Mas é claro que ele também não vai te curar sozinho. Você tem que associá-lo à todas as dicas anteriores.


8º - Sexo e Parceiro

É claro que quando você estiver em crise, deve evitar o contato sexual. Não só pelo parceiro, mas também porque sua vagina está irritada e dolorida, sem condições de te dar prazer no ato. Sexo só vai deixá-la pior. Porém, quando estiver se sentindo melhor (e não estiver fazendo uso de cremes vaginais), pode voltar a transar com cuidado. Aconselho o uso de camisinha por pelo menos um mês depois da melhora dos sintomas, para que nenhum fungozinho que restar na sua vagina infecte seu parceiro que poderá te infectar novamente depois. Além disso, o parceiro (se for fixo) deve tomar os tais de fluconazóis, itraconazóis ou cetoconazóis da vida junto com você também para não haver perigo dele se tornar hospedeiro (ter o fungo, mas não os sintomas) e viver te reinfectanto.Mas transar é bom, melhora a auto estima, o relacionamento do casal e é um exercício físico excelente.


Levando em conta tudo isso, tenho certeza que esse pesadelo da candidíase acabará. Mas pra que ela não volte, é importante que você tome isso como uma religião. Essa mudança de hábitos é para sempre, e só vai te fazer bem. Acima de tudo, mantenha o coração leve e a atitude positiva. Não existe melhor remédio que a calma e a felicidade.

Lembrando que, quando a candidíase está melhorando, o corpo expele os fungos. O corrimento branco pode se tornar amarelado e menos intenso. Isso acontece porque os remédios fizeram efeito e estão matando e eliminando as placas de fungos. Muitas vezes não percebemos isso porque usamos cremes vaginais, e os fungos são expelidos juntamente com eles. Mas se você não estiver fazendo uso de creme vaginal, e tiver apenas tomado o comprimido, e perceber esse corrimento mais amarelado junto com a melhora dos sintomas, sorria, os malditos fungos estão morrendo.


Boa sorte meninas!

Jakisses!!!


23 comentários:


  1. Olá,tenho 19 anos,e tenho candidíase,uns 3 anos,já fui várias vezes no ginecologista,e o médico receitou remédios e pomada,e não melhorou até agora,vou usar essas suas dicas,pq é horrível isso,obgg!

    ResponderExcluir
  2. olá.... estou com esse problema a alguns meses, ja usei diversas pomadas, sem resultado algum....fui a varios ginecologistas, gastei o que nao tinha atras de soluçoes pois isso mudou totalmente a minha rotina, até remedios antidepressivos foi passado, que só pioraram ainda mais minha ansiedade pela cura, ele de quebra pedri praticamente uns 7 kl, me olhava no espelho e nao me reconhecia mais,perdi o brilho,o sorriso,por causa de tanto ler em relacao aos alimentos,tirei drasticamente os alimentos que realmente agridem mais os sintomas,ai se vao mais alguns kl....
    hoje estou pesando 47 kl, o que pra mim o ideal é 57 kl,depois que li este post ontem a noite, comecei a mudar a ideia de que tenho que tirar tudo de uma vez, minha imunidade so estava baixando mais,pq os sintomas ainda estao aqui, hj ja comecei a comer algumas coisas que havia abandonado sem exageros é claro,e continuo com vegetais, verduras e muita aguaaaaaa....
    faço uso do fluconazol, vitamina C e pode ter certeza que vou tomar o yakult....
    estou disposta o que for melhor,pro corpo e pra mente, pq magra como estou e com estes sintomas horriveis, minha auto estima não se fara presente...
    desculpe o desabafo é que de todas as postagens que li..a sua me deu um certo alivio...pois nao aguento mais as pessoas me chamarem o tempo inteiro de doente por causa da magreza...
    espero logo postar que estou livre destes sintomas e com uns quilinhos a mais...
    obg Deus abençoe..e força a todas que passam por esta pertubaçao...bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem passa com o ginico e pede para ele te receita Nitrato de Micozanol pomada vaginal e o itraconazol 2 cápsula 12/12h. Esses remédios vc consegue em posto de saúde.

      Excluir
  3. Oi. Pode não ser candidíase. Tive um problema parecido com o seu e era infecção urinaria q dava coceira. Me curei com o antibiótico ciprofloxacino. Tem um post no blog sobre isso tb. Melhoras!

    ResponderExcluir
  4. Olá, sofro com essa candidíase. Sinceramente ja estava desanimada pq ja usei um muntareu de pomada e no fim do tratamento já voltava todos os sintomas de novo.
    Hoje fui a gine e ela não passou nenhum remédio ou pomada, ela teve uma conversa franca comigo e disse que é não ia me receitar nada pra o fungo nsl criar resistência; ela só falou para eu incluir yakult e um complexo vitamínico.
    Agr vou ver se dá resultado! Beijocas :*

    ResponderExcluir
  5. Olá, sofro com essa candidíase. Sinceramente ja estava desanimada pq ja usei um muntareu de pomada e no fim do tratamento já voltava todos os sintomas de novo.
    Hoje fui a gine e ela não passou nenhum remédio ou pomada, ela teve uma conversa franca comigo e disse que é não ia me receitar nada pra o fungo nsl criar resistência; ela só falou para eu incluir yakult e um complexo vitamínico.
    Agr vou ver se dá resultado! Beijocas :*

    ResponderExcluir
  6. Eu beijei uma garota e fiquei com candidíase na boca, Ta muito difícil tirar é pior só aumenta os sintomas. Vou tentar yakult e chá de pau d'Arco e poejo. Se não resolver me restará a academia, o corpo em movimento produz glóbulos vermelhos e brancos que podem ser a solução

    ResponderExcluir
  7. GENTE MINHA GINE PASSOU LACTOBACILOS 10MG E MANDOU EU PEDIR NUMA FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO E FOI OTIMO ME DEI SUPER BEM. PASSOU 10 ÓVULOS DE LACTIBACILOS 10MG PRA EU USAR NA VAGINA TODA NOITE ANTES DE DORMIR DURANTES 10 DIAS E MELHOROU MUITO DEPOIS QUE COMECEI A MER BEM E FAZER ACADEMIA BEIJOS

    ResponderExcluir
  8. Pode parecer estranho, mas comigo funcionou colocar óleo de côco morno dentro dá vagina, no dia seguinte meu organismo já expeliu esse corrimento meio amarelado, mas ainda incomodava e comecei a passar iogurte natural com a seringa dentro tbm pela manhã e a noite. dizem que deve se fazer por 3 dias que resolve, eu estou no segundo, mas no primeiro dia já me sentia "limpa"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje acordei e me deparei com essa loucura
      Já estou surtando pois não seio que fazer porque só consigo ir ao médico na segunda
      Já fiz vários banhos de acentos será que isso tem cura

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde a todas, sofri com essa coceira insuportável quase dois anos e não adiantou muito os fluconazois da vida e até a mistura de água e limão para lavar me causou uma queimadura na pele, enfim comecei a consumir o leite fermentado todos os dias de manhã e funcionou, já faz quase dois meses que não sinto coceira nem aquele corrimento característico, espero que ajude vocês.

    ResponderExcluir
  11. Eu eliminei isso da minha vida consumindo leite fermentado de Kefir, diariamente. Nada me pega mais. Aff!!! Super recomendo: KEFIR. Tem muito mais lactobacilos (mais de 40 tipos) que o Yakult (máximo 5 tipos), e o melhor, vc coloca açucar se quiser.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho uma dúvida, é possível curar a candidíase apenas com alimentação?

    ResponderExcluir
  13. Candidiase cura com ciprofloxacino????

    ResponderExcluir
  14. Estou colocando o alho na vagina durante a noite,no primeiro dia já vi resultados usem tbm o óleo de coco.

    ResponderExcluir
  15. Oiê,Estou Com Candidíase E Estou Usando Iogurte Natural , Injetado Direto Na Vagina , Mas vejo Sinal de piora , hoje ao ir no banheiro notei que saiu mas massas de dentro de mim...

    ResponderExcluir
  16. Boa noite. Estou sofrendo muito com isso. E não sabia oq era. Vim aqui e achei isso. E descobri oq era. E eu passo as pomadas . Me queimam muito.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

D1U de prata: Minha experiência

Hey ho, Pitchuletes amadinhas! Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o DIU de prata. Na última postagem eu contei para vocês como foi a mi...