quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Estrias: Causas e Tratamentos


Estrias
são marcas avermelhadas ou esbranquiçadas que aparecem na pele devido a alterações no organismo e que podem apresentar diferentes intensidades. O problema atinge mais mulheres do que homens e costuma afetar as regiões das coxas, bumbum, seios, abdômen e dorso.




Causas

As marcas se formam quando há uma sobrecarga na capacidade elástica da pele, que promove o rompimento das fibras colágenas, originando as estrias. Os principais fatores causadores deste processo são:
  • Ganho de peso excessivo
  • Alterações hormonais
  • Uso de corticoide tópico ou oral
  • Gestação


Estrias avermelhadas são mais fáceis de serem tratadas (Thinkstock)




Estrias vermelhas X estrias brancas

Segundo explica a dermatologista Helua Mussa Gazi, diretora da Clínica Belle Santé, no início, as estrias possuem tonalidades avermelhadas ou róseas. Depois de certo tempo, elas passam a ser esbranquiçadas, o que indica que sua remoção é mais complicada.

“As estrias vermelhas são as mais recentes. Elas possuem um fluxo maior de sangue, que ocorre como uma tentativa do organismo de restabelecer o colágeno. Já as brancas são mais antigas e, geralmente, apresentam-se como uma linha depressível na pele. Ainda assim, é possível reduzir a intensidade das lesões com o tratamento adequado”, afirma a especialista.


Como é feito o tratamento

“Considero o tratamento das estrias um desafio, pois, quando já estão esbranquiçadas, são como uma cicatriz. Desta forma, o tratamento precoce, ou seja, aquele feito quando as marcas ainda estão avermelhadas, surtem mais efeito, assim como a associação de tratamentos”, explica Dra. Helua.

Grosso modo, os diferentes tipos de intervenção têm o objetivo de estimular a formação do tecido colágeno subjacente, deixando-o mais parecido com a pele.

As técnicas mais utilizadas no tratamento de estrias são a aplicação tópica de ácidos, peelings, subincisão, tratamentos a laser e infra-vermelho, dentre outros.


FONTE: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

D1U de prata: Minha experiência

Hey ho, Pitchuletes amadinhas! Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o DIU de prata. Na última postagem eu contei para vocês como foi a mi...