quinta-feira, 1 de julho de 2010

Análise Crítica de Eclipse - O Filme

Oi pitchuleeeeteeeeeeeeeees! Já assistiram Eclipse? NÃO? ¬¬

No dia 29/06, à meia noite, eu assisti Eclipse.

É de lei por aqui fazer uma análise crítica, assim como fiz do filme Lua Nova.

Devo admitir que o filme foi bem feito, e que as cenas são de tirar o fôlega. Maaaas, como sempre, adaptações de livros deixam a desejar, então vamos fazer uma análise crítica do filme.


ATENÇÃO, SE VOCÊ AINDA NÃO ASSISTIU O FILME, CUIDADO - TEM SPOILLERS


Pontos Negativos




1- ROTEIRO RESUMIDO DEMAIS

Como sempre, a Melissa (roteirista) toma uma cachaça antes de fazer o roteiro. Ela não deu ênfase à coisas que mereciam destaque, como por exemplo o "imprinting" dos lobos, ou o fato do sonho de Rosalie ser ter filhinhos. Também, as cenas de Jacob foram muito cortadas.





2- E A CHUVA? ESTAMOS EM FORKS, NÃO?


Eeeesses diretores estão se esquecendo da chuva? Alooow, estamos em Forks, Washington. A única cena de chuva foi no começo, onde Riley foi mordido por Victória. Nesse ponto, Eclipse fica na mesma que o Lua Nova... o único que obedeceu a regra foi Crepúsculo.




3- OBJETOS DE IMPRESSÃO


Jacob contou a Bella que Quil e Jared tiveram impressão? Se contou, eu perdi essa. Kim, objeto da impressão de Jared e a pequena Claire, objeto da impressão de Quil nem sequer foram mencionadas. Será que vão consertar isso em Amanhecer? Eu espero que sim.




4- PETTER E CHARLOTTE

Amigos de Jasper, que vão ajudar os Cullen no livro Amanhecer, deviam ter sido citados na história da transformação de Jasper. Mas, no "corta corta" do resumão básico da dona Melissa, lá se vai mais um detalhe importante.




5- "MEU SEMI-NU A INCOMODA?"

Assim como em Lua Nova faltou a famosa frase de Jacob "Quem tem medo do Lobo-Mau?", em Eclipse faltou a frase preferida das fãs TEAM JACOB, "Meu semi-nu a incomoda?"... droga...



6- DIÁLOGO DO BEIJO ROUBADO

Quem estava ansiosa para ver Bella gritando pra Jacob "EU TE ODEIO JACOB BLACK" e ouvi ele dizer toooodo cafajeste "Isso é bom, ódio é uma emoção apaixonada", vai cair do cavalo. O beijo roubado foi fraquiiiinho, e o diálogo nem aconteceu :/




7- O BEIJO DE JACOB E BELLA


Enquanto no livro observamos uma cena ardente, onde a química domina os corpos de Jacob e Bella, um beijo delirante e Bella admite pra si mesma que AMA JACOB BLACK, no filme temos um beijo sem química, fraco, rápido, e Jacob nem morde a orelha da Bella. Faltou emoção... ou Taylor e Kristen não tem química nenhuma, ou o diretor David Slade mandou eles irem bem básicos no beijo pra não ofuscar o casal principal, Edward e Bella... puff... cadê a consideração com as Team Jacob? Esse era O NOSSO MOMENTO DE GLÓRIA!!!



8- O VOLVO


"Dono daquele volvo prateado idiota e reluzente" (Bella -Crepúsculo). O CARRO ESTÁ PRETO!!! UM VOLVO PRETO? DROGA! Que se dane que não é mais fabricado. Para fazer filmes de casos antigos, não se montam carruagens medievais? ENTÃO QUEREMOS O VOLTO PRATEADO DE EDWARD CULLEN!




9- O CLÃ DE DENALI

E as amigueeenhas dos Cullen, as mocinhas vampiras de Denali? Nem foram mencionadas (de novo). Corta corta Melissinha... ¬¬ . Será que em Amanhecer vão citar que Irina era peguete do Laurent? É um detalhe importante e decisivo...




10- EPÍLOGO - CADÊ?

Todo mundo sabe que quem dá a finalizada em Eclipse é nosso lobinho, Jacob Black. No epílogo de Jacob, observamos o quanto ele sofre por causa de Bella, e a decisão que ele toma de ficar somente na forma de lobo para aguentar a dor de perdê-la para Edward. Mas no filme, o epílogo foi cortado, exterminado, pulverizado, esquecido... TE ODEIO MELISSA, A ROTEIRISTA!!!



11- A TRILHA SONORA

Alguém ouviu alguma música? Caramba, faltou músicas que marcassem as cenas. Até tocou umas, mas nem deu tempo de identificá-las. Foram flashs musicais ._.





Pontos Positivos

1- O BILHETE DE JACOB BLACK

O filme não começou como o livro, mas fiquei feliz por ver o bilhete riscado de Jacob para Bella. "Também sinto sua falta... isso não muda nada. Desculpe." *-*



2- RILEY


Riley nativo de Forks? Boa adaptação. Embora no livro não tenha nada disso, devo admitir que amei a miguézada que deram colocando Riley como um carinha desaparecido de Forks, escolhido por Victória porque conhecia a àrea.




3- OS VOLTURI


No livro, Sthephenie Meyer nos deixou com uma idéia de que talvez os Volturi não tivessem interferido logo na situação de Seattle porque queriam que os Cullen fossem mortos. No filme, vemos Jane confirmando essa suspeita ao dizer "devemos deixá-los fazer o que foram criados para fazer". Excelente adaptação também.



4- O RABBIT



O carro de Jacob (diferente do de Edward, que não obedece a regra do livro, pois não é um volvo prateado e sim preto) está perfeito. Dá uma emoção ver aquele carrinho velho *-*




5- A "CONVERSA" DE CHARLIE E BELLA


Assim como no livro, no filme Charlie tenta conversar com Bella sobre sexo. A cena ficou perfeita e muito engraçada. Pontinhos positivos para Eclipse.




6- A CENA DA BARRACA


Pelo menos essa cena respeitaram. Embora tenha ficado curta, a cena ficou bem próxima da do livro. Amei! Principalmente quando vi o Jake falando "Se você não fosse um sanguessuga tentando tirar a vida da garota que eu amo... eu poderia... não." HAUAHSUAHUASHUA




6- OS EFEITOS ESPECIAIS


As cenas de luta fizeram o cinema vibrar em gritos. Embora os lobos não tenham ficado perfeitos, as cenas não merecem críticas negativas.



7- A MORTE DE VICTÓRIA


O que foi aquilo? FICOU PERFEITAAAA!!! Edward arrancando a cabeça de Victória fora com a boca. NOOOOOOOOOOOOOOSSA. Uma salva de palmas. Eu babei...




8- BREE


Essa Bree tem carinha de Bree. Embora ela não tenha dito em nenhum momento que queria loucamente tomar o sangue de Bella (como no livro), o fim trágico dela ficou perfeito.




9- AS HISTÓRIAS DE JASPER, ROSALIE E DOS QUILEUTES



No filme Crepúsculo, a roteirista (Melissa Maldição ¬¬) cortou a história de Carlisle, que foi contada em detalhes no livro. Fiquei muito feliz ao ver as três histórias contadas no livro Eclipse contagiando a telona. Embora tenham faltado alguns detalhes, não posso negar que capricharam no figurino e na atuação.




10- JACOB BLACK


AI! Posso elogiar o Taylor Lautner só um pouquinho? Embora tenha faltado "pegada" na hora de beijar Bella, Taylor arrasou como Jacob (mais uma vez). O corpo escultural, o jeito sombrio, o olhar safado-e-apaixonado, e a voz rouca. Esse é o nosso JACOB!!! Ele salva o filme e compensa todos os erros *-*



11- EDWARD CULLEN


Vamos ser justas, Robert Pattinson merece um Oscar. Ninguém nesse mundo interpretaria Edward Cullen melhor do que ele. O sorriso torto, o olhar de dor... caramba! Esse cara nasceu pra interpretar Edward.




Bom gente, eu não posso negar que o filme é excelente. Eu coloco defeitos porque li a série toda 12 vezes, e como fã lunática, me apego a detalhes. Mas pra quem tem sanidade e pé no chão, o filme é perfeito. Nota 10! Recomendo de coração a todos! Ele superou Lua Nova em grande escala. E ver o Jacob peladinho (sem nada mesmo) não tem preço... HAUAAHAUAHAU

Na verdade, só aparece as pernas dele... mas que ele tava pelado, ele taaaaaaaava!!!

Agora, é aguardar Amanhecer.
Pena que o Jacob, daqui por diante, vira quase um figurante da saga.
Momentos de luto para as Team Jacob.

Jakisses!!!

5 comentários:

  1. Ahhh eu qro veer *-*
    num pude ir pq o namo tava na facul e papai reclamooo ='[

    ResponderExcluir
  2. Meeol .. isso é trotuura .. eu AINDA NAO VII ..
    Seu post me deixou mais anciosa..
    beeijos.

    ResponderExcluir
  3. Eu ja vii é perfeito.Concordo com algumas criticas,o roteiro ficou pequeno e com poucos detalhes mas mesmo assim perfeito.
    E ri MUITO na cena da barraca quando o Jacob fala pra Bella: Se você tirar a roupa você se esquentara mais rapido
    OKSPKAPSKPOAKPOSKAPOKSA

    ResponderExcluir
  4. Crítica mto boa, porém joga toda a culpa da "falta de alguns detalhes" em cima da roteirista. Vc ja parou pra pensar no significado da expressão "liberdade poética"? Pois bem, é o que a roteirista tem, visto que ela foi encarregada de ADAPTAR e não apenas copiar a história, pois se fosse pra copiar seria mais fácil simplesmente colocar infinitos diálogos no livro o tornando assim uma peça e não uma narrativa :)

    ResponderExcluir
  5. Jéssica: Aah vc falou das histórias das personagens, que a Melissa cortou a de Calisle no crepúsculo, não se esqueça que ela tbm cortou a da Alice(James q transformou ela).
    Mas o filme tá bom D+!! Já vi 2 vezes no cinema e já li todos os livros e até agora esse foi o melhor filme! Fiquei mt contente quando soube q o amanhecer iria ser dividido (yeei xD)é pena só sair no fim do ano q vem :(

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

D1U de prata: Minha experiência

Hey ho, Pitchuletes amadinhas! Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o DIU de prata. Na última postagem eu contei para vocês como foi a mi...