sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Vale a pena largar tudo por amor?

Você lutou muito para chegar onde está. Anos de estudos, trabalho e dedicação até conseguir um lugarzinho no mercado de trabalho. Mas, de repente, talvez você queira jogar tudo isso pro ar. Não, você não está louca; simplesmente decidiu largar tudo para viver ao lado de seu amor.

"Acompanhar o parceiro não é um papel que a mulher deve desempenhar. Esta é uma opção", ressalta a psicóloga Kelen de Bernardi Pizol. No entanto, a especialista concorda que o homem espera que a sua parceira o acompanhe. "Essa ainda é uma questão social machista", completa.

Nem sempre é possível para a mulher renunciar ao emprego. Neste caso, e se a distância não for separada por oceanos ou milhares de quilômetros, há uma saída que fica no meio do caminho. "O casal pode combinar encontros nos finais de semana", aconselha Kelen.

É dessa maneira que vive Carla*, 32 anos. Ela está casada há nove anos e é mãe de dois meninos. O pai das crianças, o engenheiro Pedro*, trabalha e mora em São Paulo de segunda a sexta-feira, enquanto Carla permanece no interior onde é gerente de uma empresa de transportes.

"Eu o incentivei a aceitar o emprego na capital porque o salário era bem maior que o oferecido aqui no interior. Também por causa do emprego, não poderia simplesmente sair da minha cidade. Fizemos essa escolha pelos meninos. É um sacrifício, mas vale a pena, pois é dessa forma que mantemos o padrão de vida da nossa família", conta.

"Casais que compartilham gostos e interesses resolvem facilmente o impasse. Ela vai e se engaja no projeto do parceiro; ou ele fica e ambos desenvolvem um projeto em comum; ou ainda, na pior das hipóteses, ele vai, ela fica, e na volta, a relação fica mais intensa porque há amor", opina a psicoterapeuta transpessoal Suely Molitérno.

Segundo Suely, a decisão vai além de acompanhar ou não o amado. "O problema não é a distância; é o vínculo, a afinidade, o respeito à liberdade do outro para crescer, e os projetos em comum. Isso é que dá solidez a um relacionamento", completa.

Na opinião de Kelen, o importante é a mulher estar segura e evitar questionamentos tardios. "É preciso ter maturidade para que, em um momento de crise, ela não jogue suas frustrações na cara do parceiro."


...pense antes de agir

2 comentários:

  1. Nao vale a pena pois os homens nao merecem

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião mulher não deveria largar tudo por homem. Afinal de contas o relacionamento pode não dar certo. Mas além disso, acho importante as pessoas (tanto homem, quanto mulher) ter projetos individuais e trabalhar em algo que goste.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário:

D1U de prata: Minha experiência

Hey ho, Pitchuletes amadinhas! Hoje vamos conversar um pouquinho sobre o DIU de prata. Na última postagem eu contei para vocês como foi a mi...