Verdades e Mitos sobre o Microondas

O uso dos eletrodomésticos facilitam a vida, mas também causam muitas dúvidas. O micro-ondas, por exemplo, é cercado de mitos que o fazem parecer um perigo, quando, na verdade, ele só precisa ser utilizado da forma correta.

A gerente geral de Home Appliance LG Electronics do Brasil, Kati Dias, explica o que é ou não verdade:

Dúvidas sobre micro-ondas

Colocar líquidos no micro-ondas para esquentar é perigoso?

Segundo ela, qualquer alimento aquecido e manuseado incorretamente pode causar queimaduras. Isso vale para os líquidos e para os sólidos. Isso acontece porque o líquido pode não aparentar borbulha, como quando aquecido em forno/fogão convencional. Por isso a recomendação ao esquentar no micro-ondas água ou outros líquidos é aguardar para retirar o recipiente quente do eletrodoméstico.

Micro-ondas pode estourar alimentos?

No caso de alimentos com cacas (legumes, ovos e embutidos como salsicha ou linguiça), a pressão causada na parte interna pelo aquecimento no micro-ondas podem fazer com que estourem. A dica é perfurá-los antes, para aliviar a pressão interna e evitar que haja um estouro.

Alimentos feitos no micro-ondas faz mal a saúde?

Ferver, assar, grelhar ou fritar alimentos faz com que eles percam parte de seus nutrientes. Isso acontece até mesmo no fogão ou forno convencional. No micro-ondas, pelo contrário, como requer pouca água, o valor nutricional é mantido, além de possibilitar um cozimento mais rápido, o que faz com que os alimentos fiquem até mesmo mais saudáveis.

Potes fechados podem explodir quando levados ao micro-ondas?

Sim, isso realmente pode acontecer. "Os utensílios com tampa retêm o vapor, o que pode provocar pressão por conta do movimento que as micro-ondas geram de dentro para fora dos alimentos", explica. Ela recomenda que os recipientes para micro-ondas estejam semi tampados ou com pequenas aberturas para que ocorra troca de ar e evite explosão.

FONTE: Bolsa de Mulher

Postar um comentário

Deixe seu comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...